segunda-feira, junho 29, 2015

Logística aérea para as bases de exploração de petróleo offshore na Bacia de Campos

Atualmente a Petrobras transporta 94.000 passageiros por mês de helicóptero, fazendo cerca de 9 mil voos mensais. Para este tipo de serviço, a estatal usa uma frota de 113 aeronaves.

Na Bacia de Campos, se utiliza de 4 bases aeroportuárias: Macaé, Campos, Farol e Cabo Frio. Só o aeroporto de Macaé tem aproximadamente 200 voos diários e uma circulação de 1.300 passageiros/dia.

O aeroporto de Macaé projetou uma expansão que passará de 400 mil m² para 3 milhões de m² de área total que prevê ainda um novo terminal de passageiros, além da ampliação do pátio das aeronaves.

A principais empresas que atuam na Bacia de Campos atendendo à Petrobras são: Líder Aviação; BHS; OMNI e Aeróleo. Outras de menor porte atendem demandas específicas de transporte entre as bases das empresas em terra, as plataformas e sondas de exploração de petróleo offshore.

A Petrobras desenvolve atualmente um projeto para que estas prestadoras de serviços de transporte aéreo para as plataformas, sondas e navios, troquem parte de seus helicópteros para outros de maior porte e maior autonomia de voo, para as plataformas localizadas mais distantes do continente.

Há na Bacia de Campos, outras empresas que prestam serviços de transporte de helicóptero atuando para petroleiras e para empresas de manutenção e serviços em instalações offshore.

Nenhum comentário: