terça-feira, junho 23, 2015

Brasil Offshore em Macaé: manifestação, projeto do Serra e a exposição

O painel comentado na nota abaixo (aqui) que abriu a Feira Brasil Offshore em Macaé não contou com a presença do governador Pezão. Apenas o senador Serra fez exposição.

Logo ao iniciar sua fala, o senador foi interrompido por petroleiros, organizados por petroleiros do Sindipetro-NF e da FUP que entraram no auditório e munidos de faixas e gritavam contra o senador acusando-o de querer entregar as reservas brasileiras.

O evento ficou interrompido por quase meia hora. O grupo de operação policial da Polícia Militar tentou tirar à força os manifestantes que resistiram. Grande parte da plateia composto de gerentes das empresas do setor petróleo reclamavam dos sindicalistas.

O prefeito de Macaé Aluízio dos Santos tentou interceder. A confusão foi grande. A seguir foi negociado a presença do presidente da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel, na mesa do painel.

Ao final da fala do senador, o coordenador da mesa o jornalista George Vidor não voltou a falar e o prefeito de Macaé, pegou o microfone e disse que iria sair para acompanhar o senador ao aeroporto e que a mesa estava desfeita.

Os manifestantes que depois do tumulto sentaram do lado esquerdo do auditório reclamaram que o senador fosse embora depois de sua fala, não ficando permanecendo par ao debate. Ele alegou que teria que ir pra Brasília, onde um projeto seu seria votado no Senado.





Sobre a crise e o projeto de lei do senador José Serra
O prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos reclamou da crise que atinge a todos e não apenas os municípios que recebem royalties como produtor. Afirmou que espera que o setor de óleo se recupere no mundo, que a Petrobras supere suas dificuldades para que os municípios e os cidadãos possam ter empregos. Pediu uma salva de palmas para a Petrobras a todos os participantes da abertura e foi atendido com o auditório aplaudindo com disposição.

O prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos que também é presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo) disse que sua cidade durante 40 anos, ficou como uma noiva que se prepara para uma festa (um noivado) e vê todos as expectativas se deteriorarem. Falou que infelizmente, ao longo deste tempo, Macaé ficou muito ligado e praticamente dependente do setor.

Serra faz sua palestra e José Maria Rangel da FUP depois que
foi convidado para a mesa do painel
Enquanto isto no painel "Inflexões sobre petróleo: um novo marco regulatório" o senador José Serra, depois de traçar um quadro terrível sobre Petrobras, elencando suas dívidas, questionando problemas de gestão e estratégias, o senador disse que o seu projeto não trata da questão da eliminação da exigência do conteúdo nacional, que se disse a favor, embora a seu ver também exija fiscalização, para o fiel cumprimento.

Serra também disse que o seu projeto não trata da mudança do regime de partilha, mesmo que seja contra. Assim, disse que o seu projeto pretende apenas tirar a obrigatoriedade de que a Petrobras tenha que participar da operação de todo os campos das reservas de pré-sal. Disse que o ex-diretor geral da ANP, Haroldo Lima do PCdoB era a favor do seu projeto, assim como o senador Delcídio Amaral do PT. Por fim, afirmou que o seu projeto vai ser aprovado de barbada no Congresso Nacional.

Sobre a feira e os expositores
Diante da crise mundial do setor de petróleo, em função do baixo preço do barril, onde se estima que mais de 150 mil trabalhadores tenham perdido seus empregos e, ainda com a crise do setor de óleo e da Petrobras no Brasil, se esperava um feira pequena e com pouco movimento.


Não é o que ocorre. Segundo os organizadores o número de expositores é praticamente o mesmo da última versão do evento, com cerca de 700 empresas. Há bastante gente circulando, embora muito sejam estudantes. E nesta terça é o primeiro dia de visita da feira, normalmente, quando se tem uma presença menor.

Talvez, seja possível interpretar que mesmo diante dos problemas atuais, o setor pressente que logo, as atividades tenderão a voltar a se ampliar. A presença de empresas estrangeiras fazendo negócios é muito significativa. As instituições ligadas ao setor empresarial como Firjan, Sebrae, Onip, Rede Petro, etc, também estão presentes ao evento.

Mais adiante voltaremos ao assunto da Brasil Offshore.

PS: Atualizado às 18:50 e 18:58: Vídeo da manifestação do Sindipetro-NF e FUP contra posição e projeto do senador José Serra, sobre a forma de atuação da Petrobras na operação dos campos da reserva de pré-sal:



Nenhum comentário: