quarta-feira, junho 24, 2015

Quotas mensais dos royalties do petróleo ao fim do 1º Semestre de 2015

Próximo de encerrar o primeiro semestre de 2015, já contabilizando a parcela de junho de 2015, é possível ver na tabela abaixo, preparada pelo superintendente de Petróleo e Gás da Prefeitura de SJB, Wellington Abreu, com dados da ANP, que os municípios que tiveram as maiores perdas percentuais (valores relativos) na receita com as quotas mensais dos royalties do petróleo foram: Casimiro de Abreu (-46,4%); Rio das Ostras (-43,0%) e Cabo Frio (42,25).

Ainda em termos percentuais as menores perdas das quotas mensais dos royalties foram para os municípios que pertencem à área da Bacia de Santos, em direção ao sul, depois do litoral de Cabo Frio: Maricá (-10,8%) e Niterói (-15,1%). A exploração na Bacia de Santos está em expansão e com alta produtividade.

Em termos absolutos as maiores perdas foram para os municípios de Campos dos Goytacazes (-R$ 86 milhões) e Macaé (-R$ 55 milhões). É importante ressaltar que os cortes mais impactantes em termos de volumes de recursos para os municípios petorrentistas são das parcelas trimestrais da chamada Participação Especiais, referentes aos volumes de grande produção dos maiores campos de petróleo.


Nenhum comentário: