sexta-feira, junho 05, 2015

Dizem que o diabo mora nos detalhes: servidores públicos federais nos EUA e no Brasil

Pois bem, ao ler de relance, a informação de que hackers entraram nos sistema da agência governamental dos EUA e que roubaram os dados sobre mais de 4 milhões de servidores federais eu vi um detalhe.

Ao contrário da maioria, inicialmente, eu não segui no raciocínio de procurar saber sobre a segurança da informação.

Fiquei pensando no detalhe: 4 milhões de funcionários públicos federais?

Um número expressivo, sem dúvida. Eu não sei se trata dos três poderes e nem se contabiliza aposentados e pensionistas. Creio que não, porque por lá, cada um se vira com o seu plano de previdência privado (acredito, já que é assim que defendem).

Pois bem, desta forma fui fazer uma comparação, porque quase diariamente ouvimos que no Brasil se tem funcionários públicos demais. 

Encontrei números recentes que dão conta de cerca de 1,1 milhão de servidores público na ativa nos três poderes, e cerca de 2 milhões, no total incluindo aposentados e pensionistas.

Os EUA tem uma população de cerca de 60% maior que a nossa e pelos números acima, a quantidade de servidores por habitante seria mais que o triplo, Se compararmo só com os da ativa. Se incluirmos também os aposentados e pensionistas, de quase o dobro 

Assim, nos detalhes fiquei a imaginar por que este não é um assunto de pauta na mídia comercial que vive vociferando contra o serviço público e contra os servidores no Brasil?

Parece uma espécie de faça o que eu digo e não o que eu faço.

Quando a comparação semelhante é feita com alguns países europeus, a alegação é de que por lá o serviço é eficiente e aqui não. Daí voltamos para a história do ovo e da galinha, sobre quem vem primeiro.

Sei que os liberais de sempre reclamarão e repetirão a cantilena da mídia comercial em torno do ovo e da galinha.

Porém, verdade é que os dados dos servidores americanos foram "chupados" mas parece que o diabo continua morando nos detalhes.

6 comentários:

Anônimo disse...

O contingente das forças armadas americanas é muito grande.
Eles também seriam funcionários federais?

Roberto Moraes disse...

É quase certo.

Anônimo disse...

Tem momentos que o caro blogueiro viaja,delira. Quando muita coisa, tá errado, devemos preocupar primeiro com nossa casa, nossa subsistência.

Porquê preocuparmos com a vida do vizinho, se nossa vida tá uma porcaria ?
E tem mais, se lá, USA, tem mais funcionários públicos, que aqui(Brasil), é porque trata-se da maior potência mundial,e, é problema deles, afinal de contas somos brasileiros e não americanos.
Deixemos de olhar o umbigo dos outros e nos preocupemos em cuidar da nossa vida, cujos problemas, já são bastante, para nos ocupar.

Roberto Moraes disse...

Demorou, mas apareceu. Só faltam querer censurar as informações de fora. Querem que se pense uma nação da cabeças deles somente.

Estes não gostam destas postagens que saem daquele script da mídia comercial, rs.

E ainda voltaram ao tema que antecipei sobre o que vem primeiro. Os que têm recursos não querem setores públicos estruturados para permitir um bom atendimento à maioria e assim permitir com o estado de bem-estar-social (que querem tirar até de quem conseguiu) e a construção de uma nação civilizada, como menos desigualdades.

Fora disso é a barbárie. Aí com medo se trancam nos condomínios fechados, querem reduzir a idade penal, etc.

A mesma conversa de sempre.

Anônimo disse...

A diferença que os americanos gostam de trabalho, brasileiro gosta de emprego.
Os americanos sabem viver em sociedade e pensam no bem como, brasileiros só pensam em si.

Roberto Moraes disse...

A velha cabeça colonizada.

Oh insistência. Fica lendo O Globo cara e seja feliz até quando deixarem, rs rs