quarta-feira, junho 24, 2015

Instalação da sede da Cátedra da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável - REGGEN/ IFHT/UERJ

A Cátedra Unesco sobre "Economia Global e Desenvolvimento Sustentável" (REGGEN), dirigida pelo professor Thetonio dos Santos, está sendo incorporada às atividades do Instituto de Formação Humana e Tecnologia da UERJ, oficialmente, com a realização do Seminário Economia Global, Privatização da Ciência e da Técnica e Desenvolvimento Sustentável: Dilemas e Perspectivas do Século XXI.

O seminário foi aberto ontem e hoje (24/06), tivemos pela manhã a mesa: Economia Global, Desenvolvimento Sustentável e Revolução Científico -Técnica, com a coordenação Theotonio dos Santos (REGGEN - Uerj) e participação dos professores: Mônica Bruckman (UFRJ); Gaudencio Frigotto (Uerj) e Lincoln Penna.

A professora Monica Bruckman fez uma excelente palestra com o título "Recursos Naturais e desenvolvimento Científico-tecnológico: uma visão estratégica".

O tema dialoga intensamente com o assunto sobre os sistemas portuários na América Latina, como etapa de circulação e fluxos materiais na Economia Global. Na parte da tarde, eu tive a oportunidade apresentar o tema e debater o tem: "Portos, como etapa estratégica de fluxos e circulação na Economia Global contemporânea".

Apresentação da professora Monica Bruckman

3 comentários:

Anônimo disse...

Papers, textos, estudos... Debates teóricos... Todos importantes. Feito por gente muito qualificada que tem o meu mais profundo repeito. Mas porque a academia está sempre distante da prática? Nunca consegui entender porque aqueles que sabem como as coisas devem ser feitas, não o fazem...

Roberto Moraes disse...

Se o pensamento não for curto e simplista, analisar e criticar é parte da contribuição para se tenta fazer o melhor.

Porém, há quem seja avesso às críticas por se julgar melhor.

douglas da mata disse...

Uai, eu sempre imaginei que o que diferenciasse o gênero humano dos demais fosse justamente esta capacidade de "estar distante da prática", analisando, julgando, valorando, planejando, etc.

Comer, cagar, trepar, andar, fazer ruídos, matar, enfim, tudo o mais que é feito de forma "prática" (e automática), as outras espécimes de um jeito ou de outro fazem igual ou até melhor, considerando que há, biologicamente, formas de vida que vivem bem mais e há muito mais tempo que a nossa.

Veja a tartaruga, vive até 200 anos!!! E só faz coisas "práticas"...Não vai à Academia...

O problema é gente com miolo de tartaruga, como o idiota aí de cima...Aí dá ruim...!

É caro amigo Roberto, o troço tá só piorando...Mas eu acho que esses caras vêm aqui para levar estas esculachadas...

Solidão, problemas de auto-estima, sei lá...