segunda-feira, junho 22, 2015

Pezão, Serra, prefeito de Macaé e IBP debatem amanhã na Feira Brasil Offshore a defesa do término do regime de partilha e da Petrobras como operadora única do Pré-sal

Inicia amanhã (23/06) e vai até sexta-feira (26/06) a Feira Brasil Offshore, em Macaé. Na programação, além dos stands das empresas do setor, há uma programação de uma série de palestras relacionadas à cadeia de óleo e gás, desde questão técnica de produtos e serviços à discussão sobre o marco regulatório da exploração do petróleo no Brasil, incluindo as reserva do Pré-sal.

Logo, amanhã na abertura, haverá na Brasil Offshore, às 14 horas, um painel para a discussão sobre o marco regulatório no setor de exploração petrolífera no país. A sessão terá como título “Inflexões sobre petróleo: um novo marco regulatório”.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), o painel tem a previsão de ter a presença do senador José Serra, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Milton Costa Filho. O painel terá coordenação do jornalista George Vidor e terá ainda participação do prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos e do diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernández.

Todos os participantes do painel defendem mudanças na atual regulação do setor e querem que a Petrobras deixe de ser obrigada a ser operadora única com participação mínima de 30% da Petrobrás em consórcios exploratórios, além de alterar a regra que estabelece a estatal como operadora única em blocos nessas áreas. O próximo passo deles é mudar, e se possível acabar com a política da ANP de conteúdo nacional com percentual de equipamentos com obrigação de ser feito no Brasil.

O senador José Serra trabalha com dedicação neste projeto atualmente em trâmite no Senado. Outro ponto é o desejo de modificar o regime de partilha adotado para a exploração em campos do pré-sal. A proposta visa acabar com a obrigatoriedade Na semana passada, o plenário do Senado votou o pedido de urgência para a análise do projeto.

A junção destas forças políticas Serra, Pezão, presidente da Ompetro e indústria de petróleo, reunida no IBP, hoje, com forte base de corporações estrangeiras, cada um com seu interesse particular dão o tom de sua proposta de desnacionalização do setor de petróleo e favorecimento de importantes interesses corporativos mundiais. Imagina-se reações a esta aliança corporativo-política.

Um comentário:

Jorge Tadeu disse...

Deveriam chamar tb o Zé Maria, coordenador do Sindipetro e FUP.