terça-feira, março 31, 2015

Chegada de próxima lua cheia preocupa moradores do Açu

Está previsto para o próximo sábado, de Aleluia, o início de mais um período de lua cheia. Segundo moradores o mar na praia do Açu continua forte, o que poderia indicar novos avanços sore a costa, jogando água pelas ruas da praia.

As autoridades do Inea e da Prefeitura de São João da Barra continuam inertes. O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) que chegou a ser contactado para fazer estudos sobre os riscos, causas e medidas possíveis de contenção, já disse para os moradores que estabeleceram contato com o órgão que nenhum estudo está sendo feito sobre a erosão do mar no Açu.

A Prumo que controla o Porto do Açu insiste em dizer que não tem nada a ver com o problema. Os órgãos públicos parecem lavar as mãos. Nunca é demais relembrar que os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do porto já previam o problema. (Veja nas imagens do mesmo abaixo). Em julho de 2014, esse blog já tratava do assunto aqui.

O lamentável é que medidas de contenção são viáveis e só se tornaram necessárias por conta do empreendimento. Continuar a retardando o início dessas medidas poderá sair além de mais caro, uma forma da comunidade criar ainda mais resistências ao empreendimento que tanta promessas trouxe para a comunidade, especialmente a do Açu, que está vizinha do porto.

O blog continua acompanhando a apreensão da comunidade, assim, como espera que as autoridades se movimentem e produzam soluções e não apenas entrevistas a cada alagamento, já conhecido a nível nacional.

PS.: Atualizado às 13:46: Veja abaixo três vídeos que mostram:
1 - O dique (quebra-mar) do Terminal 2 e todo o seu entorno (feito agora no mês de março);

2 - O trabalho das dragas fazendo o transporte de areia da dragagem do canal do terminal 2 até o ponto de "bota-fora" da areia no litoral, que, segundo estimativa, estaria entre as causas da maior erosão do litoral da praia do Açu;

3 - A realidade da erosão do litoral do Açu entre dezembro de 2011 e início de março de 2015.









































Nenhum comentário: