segunda-feira, março 16, 2015

Democracia, Liberdade de Imprensa, Manipulação e PIG (Partido da Imprensa Golpista)"

Mais uma ótima reflexão do professor Hélio Coelho em seu perfil no Facebook que resolvi trazer para este espaço do blog com o intuito de dar voz a uma outro campo e assim ampliarmos o debate e o contraponto ao PIG:

"DEMOCRACIA, LIBERDADE DE IMPRENSA, MANIPULAÇÃO E P.I.G. (Partido da Imprensa Golpista)"
16 de março de 2015 às 12:35

Uma querida amiga aqui no face, Calili Paravidini, dirigiu-me a seguinte pergunta: -É legal, é normal um veículo da imprensa escrita, televisada ou outros formatos, tomar partido desse ou daquele grupo, como a Rede Globo faz escancaradamente, ou deveria haver a mais perfeita imparcialidade nesses assuntos?

Eis o que respondi.

Não existe neutralidade político-ideológica. Aliás não há neutralidade nem no campo do conhecimento científico...O que deve haver (questão ética) é O MÁXIMO DE OBJETIVIDADE POSSÍVEL, HONESTIDADE, RESPONSABILIDADE COM A INFORMAÇÃO QUE ESTÁ OU VAI SER VEICULADA. Não devemos nos esquecer de que é um direito o órgão da imprensa ter sua opinião, o que geralmente o faz através do Editorial. Seria ingênuo ignorar que há sempre uma visão de mundo, do homem e das coisas a partir da qual se constrói a fala, o discurso, a opinião que expressa a vinculação do jornal, revista, Tv, etc. com a motivação de sua existência. Daí a legitimidade democrática de mídia que defende essa ou aquela posição político-ideológica,esse ou aquele sistema econômico-social. E na Democracia, é uma beleza essa batalha das ideias!Isso é uma coisa...Outra coisa é subliminarmente ou não, impor seu padrão ao conjunto da população, editando a informação dos fatos de tal modo que acaba controlando, direcionando a maneira de pensar das pessoas de acordo com seus interesses não revelados...Isso é manipulação!

Em alguns países há uma legislação forte - que sem cerceamento da liberdade que a imprensa deve ter - estabelece alguns limites justamente para evitar a MANIPULAÇÃO tendo em vista os efeitos PREDATÓRIOS que tal prática acarreta à vida democrática. Só pode haver Democracia Plena quando os cidadãos são dotados de AUTONOMIA DA VONTADE para tomar suas decisões. 

O caso da Globo, do Estadão, da Veja e outro@s, causa espanto e repulsa de vários organismos internacionais. Há muito que vem se posicionando a favor do desenvolvimento do Brasil através de um CAPITALISMO SELVAGEM E DEPENDENTE, em que os ricos devem ficar mais à custa do arrocho sobre o povo trabalhador e a exclusão dos mais pobres do processo político-econômico-social. São veículos cujas grandes fortunas resultam de verbas publicitárias pagas pelos grandes capitalistas aqui de dentro e os de fora(multinacionais)...Daí, a cumplicidade e essa despudorada manipulação da opinião pública. Enfim, não há dúvida de que formam um "partido político" paralelo ao sistema partidário: o PIG -literalmente de porco..PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA. Uma vergonha, a escória do Brasil!

Bem, querida Calili Paravidini, espero ter respondido...no básico. Sem dúvida a questão tem ainda outros desdobramentos...Em 16 de março de 2015, Hélio de Freitas Coelho defensor das liberdades democráticas, incluindo logicamente a liberdade de Imprensa...Na Democracia, é melhor essa liberdade com abusos do que a ausência dessa liberdade como na Ditadura!"

Nenhum comentário: