domingo, março 08, 2015

"Caiu na Rede é História - Marataízes, ES"

Bastante interessante o curta-documentário que foi apresentado ao blog por Aumyr Junior Mello de Presidente Kennedy, ES, um dos inúmeros colaboradores pertencentes à esta outra rede, do blog aqui no espaço digital.

O "Caiu na Rede é História - Marataízes, ES", foi disponibilizado na internet e se trata de um documentário integralmente produzido pelos alunos da rede pública municipal de ensino de Marataízes - ES, durante a Oficina de Documentário da 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-cultural em Marataízes - ES (2011). O curta descreve e mostra a "importância da tradição pesqueira para a sobrevivência, suas aventuras, perigos e felicidades".

A montagem e elaboração de filmes, com o barateamento dos equipamentos é uma das mais interessantes formas didáticas de aprendizagem. Ao invés de partir de uma lista de conteúdos teóricos de um currículo tido como ideal, é possível ser criativo e ter como tema detonador a materialidade da vida.

Assim, os alunos começam a pesquisa para entender a biologia do mar, processo de trabalho da pesca e a sociabilidade gerada por uma profissão e ainda o rebatimento dela sobre um determinado território.

Por fim, a elaboração do documentário ainda exige uma capacidade de síntese que remete a escolhas, priorização e tudo isso é um aprendizado, na maioria das vezes, mais significativo que as velhas "lições tomadas" dos livros didáticos, que acabam remetendo a uma decoreba, com pouquíssima relação com o mundo real.

O vídeo é simples, mas cheio de simbologias e retrata bem a vida de pescadores para um tipo de pesca. As imagens são bonitas, os enquadramentos parecem bem feitos, os depoimentos bem "pescados" e, acima de tudo, conta uma história que se conecta a muitas outras e permitem análises e muitos outros estudos, numa lógica distinta daquela que normalmente tende a valorizar a modernidade, em detrimento da tradição.

Enfim confiram esse belo trabalho dos alunos da rede municipal de ensino da cidade capixaba de Marataízes que também nos mostra a realidade de uma atividade que vem sendo fortemente impactada pelos vários projetos de implantação de portos no litoral brasileiro, em especial fluminense e capixaba:

Nenhum comentário: