terça-feira, fevereiro 24, 2015

Technip começa a fazer dispensas no Açu

No último sábado dia 21 de fevereiro, o blog postou aqui uma nota comentando sobre a redução de investimentos que a empresa francesa Technip planejava fazer este ano no Brasil.

A Technip possui duas fábricas no Brasil, a Flexibras em Vitória e outra recém-instalada junto ao terminal 2 do Porto do Açu que produz tubos flexíveis submarinos usados para no processo de exploração offshore de petróleo.

A Technip tem como sua principal cliente a Petrobras. Problemas de atraso de pagamentos das faturas de encomendas estão no centro da crise. Hoje, o jornal Monitor Mercantil comenta aqui, sobre adiamentos de pagamentos que a Petrobras estaria fazendo com seus fornecedores.

Fábrica da Technip no Porto do Açu
No início dessa tarde, o blog obteve a informação que a Technip teria começado hoje a fazer dispensa em sua fábrica no Açu. O blog ainda não conseguiu apurar quantas demissões teriam sido feitas.

Diz-se por lá que a seguir empresas que prestam serviços à Technip, como a Rio Shop, na área de limpeza e conservação também seriam afetados. Até então a Technip possuía cerca de 400 funcionários, em sua fábrica no Açu.

Desta forma, depois do Consórcio Integra (Mendes Jr. + OSX) que montava módulos de plataformas junto ao Porto do Açu, agora é a Technip, que na região sofre as consequências que se desdobra em toda a cadeia produtiva relacionada ao setor de petróleo que vai desde a área de serviços, construção naval e fábrica de peças e equipamentos.

Essa sequência de problemas afeta diretamente o Porto do Açu que depois de sofrer a crise sobre as empresas do grupo EBX, que estourou em 2013, começa a gora a ver sua base de apoio ao setor de petróleo, sofrer uma violenta crise, antes não percebida no horizonte.

Nenhum comentário: