domingo, fevereiro 15, 2015

Turfas queimam em Campos

Já há mais de quinze dias impressiona quem passa pela BR-101, na altura do Posto Flecha, próximo a Ponto da Lama, à direita de quem vai direção Campos-Rio e depois, já próximo a Ibitioca à esquerda, uma forte fumaça saindo do chão, como se fossem pequenos vulcões, sem lavas.

É uma região conhecida de turfas. A maior incidência, possivelmente, pela grande seca do momento, a fumaça se junta ao horizonte e chega até a área mais ao sul da área urbana de Campos, apesar do vento nordeste.

Veja abaixo dois registros feitos nesta tarde da BR-101. Infelizmente as fotos não são ideais, porque foram tiradas do veículo em movimento. Mas, servem para dar uma noção para quem não conhece o fenômeno:


 
O blogueiro nada sabe sobre turfas. Comentei sobre assunto com o Soffiati que trouxe informações geológicas e históricas:

"A região tem solos turfosos. Lembro que José Maurício Linhares, quando secretário de Brizola, tinha um plano de exploração de turfas. Turfa é matéria orgânica vegetal em decomposição, mas também em processo de fossilização. Queima como livro: bem demoradamente e é difícil de apagar".

Confirmando o que disse informalmente Soffiati em bate-papo de FB, o blogueiro foi conferir o que diz a wikipedia que transcrevo abaixo. É certo que temos entre os leitores geólogos e gente que entende do assunto a quem recorremos para falar um pouco mais sobre o tema.

"A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum(esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão, através de emanações de metano vindo das profundezas e da preservação em ambiente anóxico...

...Assim como no carvão, algumas turfas contêm traços do elemento químico mercúrio e por vezes cádmio e chumbo. De acordo com o astrônomo e astrofísico Thomas Gold é possível que a formação de turfas represente a interação de carbono de natureza biológica a partir de plantas e bactérias com a migração uniforme de hidrocarbonetos (metano) vindo das profundezas da terra. Esses hidrocarbonetos podem trazer o mercúrio na forma de dimetil ou metil-mercúrio que interage com a turfa em superfície, além de outros metais."

Nenhum comentário: