terça-feira, abril 07, 2015

Embarques de minério são temporariamente suspensos no Açu

O blog recebeu a informação no último final de semana que um problema no processo de transporte (por 525 km) e beneficiamento da pasta de minério de ferro, que chega para ser filtrada (desidratada), junto ao Porto do Açu suspendeu a operação na unidade da FerroPort (joint-venture entre a Prumo e a Anglo American) e o embarque em um dos navios que estava atracado no terminal 1.

As fontes ouvidas pelo blog confirmaram ainda que mais dois navios estariam esperando para atracar no Porto do Açu, onde falta minério na área de estoque do material seco, onde através correias é transportado até os navios para ser exportado.

Diante da informação o blog procurou as assessorias de imprensa da Prumo e da Anglo American e recebeu a seguinte informação da “Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American”:  

Foto de arquivo da área de estoque de minério depois
de processamento junto ao Porto do Açu
"A Anglo American informa que realizou manutenções preventivas na planta de beneficiamento e no mineroduto do Sistema Minas-Rio na primeira semana de abril, conforme o programa de manutenção do ano.

 A empresa esclarece que não há nenhum navio atracado no Porto do Açu, mas sim fundeado em alto-mar aguardando a realização do próximo carregamento de minério de ferro, previsto para o dia 13 de abril e de acordo com o cronograma de operação do empreendimento.” 


As informações se contradizem, embora ambas confirmem que o transporte e o processo de beneficiamento foram paralisados temporariamente para manutenção e os embarques suspensos no Porto do Açu.

Além disso, a Assessoria de Imprensa não informou se o último embarque foi completado ou não, e se o mesmo seria o décimo terceiro ou décimo quarto embarque de navios com minério de ferro, desde que a unidade de beneficiamento e exportação passou a funcionar, em outubro do ano passado, junto ao terminal 1 do Porto do Açu.

Um comentário:

Willys França disse...

Acredito que tal evento se dá por erro de logística. Pois não é admissível que uma ou mais embarcações fiquem aguardando atracada ou ao largo, por falta de carga. Deveria Primeiramente formar o pulmão(carga armazenada no pátio), para então fazer a manutenção do minério-duto. Ou então se trata de um evento surpresa, ao qual a firma não se preparou adequadamente para tal. De qualquer forma, a companhia tem que rever a logística de embarque!!!