sexta-feira, abril 24, 2015

Questões sobre a Petrobras em Itaboraí

O projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em Itaboraí (Comperj) já foi muito modificado, com o aumento da produção de combustíveis e redução de petroquímicos, que era o projeto inicial, quando o polo petroquímico estava ainda sendo projetado para ser implantado em Campos, ou em Itaguaí, antes da “definição salomônica” pela atual localização.

Muita gente não sabe e nem liga um fato ao outro, mas, toda a mudança se deu a partir da ampliação da extração de shale-gas nos EUA que é uma base muito mais barata para a produção de petroquímicos. Isto se dá pela enorme redução da complexidade no processo industrial para a produção dos insumos para outras indústrias, como por exemplo de plásticos.
Comperj em Itaboraí - Foto do blog em pesquisa de campo em 20-03-2015 

Hoje, o Programa Comperj é composto por três projetos: Refinaria Trem 1, Refinaria Trem 2 e Petroquímicos. Embora só o Trem 1 de refino esteja na programação, como 86% da montagem realizada, os outros dois projetos do programa se iniciaram.

Na entrevista dada pela direção da Petrobras na quarta, quando da divulgação do Balanço 2014, a empresa garantiu a conclusão da Refinaria Trem 1 com capacidade para processar 165 mil barris por dia.

Na ocasião o presidente, Aldemir Bendine disse pretende buscar parceiros para os demais projetos da empresa em seu polo de Itaboraí.

Os impactos da implantação do projeto em Itaboraí, no extremo contrário da região metropolitana, do outro lado da Baía de Guanabara, em Duque de Caxias, onde está a outra grande refinaria da Petrobras no ERJ, a Reduc, são grandes, tanto sob o ponto de vista ambiental, quanto social, porém, parece serem maiores a suspensão do projeto.

A Petrobras dispõe em Itaboraí de uma área de aproximadamente 20 km². Por conta dos três módulos do programa prevê o alagamento de uma grande área no município de Cachoeira de Macacu que atingiria a centenas de pequenos proprietários rurais.

É possível que redução do porte do Programa Comperj, ou seu alargamento em termos de prazo, até possa ser mais positiva para a empresa resgatar algumas compensações e o poder público e a sociedade, melhor administrar esse processo. A conferir!

PS.: Atualizado às 12:48: Para acrescentar alguns poucos dados.

Atualizado às 13:28: Os prefeitos dos 14 municípios que integram o CONLESTE – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, instituído para "compartilhar os benefícios da instalação do Complexo Petroquímico", em Itaboraí, se reunirão no início de maio com o Governador do Rio, Luiz Pezão, para reivindicar a retomada das atividades no COMPERJ, visando a arrecadação de impostos e tributos.

Os prefeitos organizam também para o início de maio uma manifestação pública empresas para entre outras coisas questionar porque as empresas prestadoras de serviços continuam contratando mão-de-obra de provenientes de outros Estados e não da própria região, já que não se justificaria a hipótese de falta de qualificação profissional na mão de obra da região.
PS.: Informação do site de Itaboraí "Itavagas".

Nenhum comentário: