sexta-feira, abril 24, 2015

Problemas na produção de petróleo no campo de Roncador afetará receita de royalties de SJB e Campos

Um problema técnico de injeção de água no campo de Roncador reduziu a produção nas plataformas P-55 e P-62 na Bacia de Campos. O campo de Roncador atinge diretamente a receita dos royalties e as Participações Especiais (PE), para os municípios de Campos e São João da Barra.

Segundo informações obtidas pelo blog, o problema técnico já dura alguns dias nessas duas plataformas, instaladas a uma profundidade de cerca de 2 mil metros no campo de Roncador.

O problema seria relacionado à injeção de água no campo para liberar o óleo. Por conta disso, a Petrobras estaria fazendo uma remodelagem desse reservatório.

Essas plataformas entraram em operação no ano passado. Elas não vinham conseguindo produzir a capacidade instalada das mesmas de 360 mil barris por dia juntas. Segundo informações elas vinham produzindo próximo dos 100 mil b/d, ou cerca de um terço da previsão.

O fato deve preocupar ainda mais a região. A baixa da produção agora o mês de abril deve impactar nas quotas mensais de junho, reduzindo as receitas dos municípios e estado. 

Por conta dessa informação o blog ouviu superintendente de Petróleo, Gás e Tecnologia da Prefeitura de São João da Barra, Wellington Abreu, que se mostrou preocupado com a notícia e as suas consequências para o município de São João da Barra.

Além disso se soma ao declínio da produção dos campos antigos, da camada que agora passou a ser chamada de pós-sal. A Petrobras chega a admitir que essa redução geral no pós-sal que tem relação direta com as receitas dos royalties dos municípios da região possa chegar nesse ano a 200 mil b/d. 

O blog está acompanhando de perto a questão e pretende atualizar as informações sobre o assunto, ouvindo inclusive petroleiros e outros estudiosos que acompanha, o assunto. A conferir! 

PS.: Abaixo o blog publica outro mapa com as linhas paralelas e ortogonais que interferem na atual distribuição dos royalties pelos municípios da região.


Nenhum comentário: