quarta-feira, abril 29, 2015

Documentário: "Um sonho intenso"

Ainda não tive oportunidade de assistir. Ele está em cartaz desde o último dia 23 de abril. Segundo o release o grande trunfo do filme "Um sonho intenso" seria a forma ágil, clara e prazerosa de abordar um tema a princípio denso e complexo: a história social e econômica do Brasil dos anos 30 aos dias de hoje.

O cineasta José Mariani teria construindo uma narrativa que alterna análises, depoimentos e trechos de filmes e reportagens históricas, em um ritmo vivo e por vezes emocionante. O filme mostra uma elite de pensadores se reveza na tela e se incumbe de tecer o fio condutor do documentário, esquadrinhando o processo de construção do Brasil moderno.

Entre eles os economistas Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso, o historiador José Murilo de Carvalho.

Surpreende com novas visões sobre Getúlio Vargas, que deixa de ser analisado somente pelo viés já gasto de ditador, para ser ressaltado também como o construtor do Estado moderno brasileiro; Juscelino Kubitchek igualmente é visto para além de seu lado visionário, como um político que prossegue a construção do projeto de modernidade do país.

O período ditatorial pós - 64 é revelado em toda sua ambigüidade e os anos que o sucederam em tentativas vãs de estabilizar o país. Finalmente uma análise do período de governo Lula deixa nítido não só seus pontos positivos, mas também suas falhas e perigos.

Neste sentido o documentário “Um sonho intenso” termina com um alerta do economista da Unicamp, João Manuel Cardoso de Melo: 

Queremos virar uma caricatura dos Estados Unidos? Um individualismo de massas? Ou queremos construir uma sociedade fundada em valores humanistas?".

Assim, “Um sonho intenso” é um filme mais do que atual neste momento politico e econômico conturbado do Brasil, em que novas ideias e visões serão sempre bem vindas. Abaixo trailler do documentário:

Nenhum comentário: