sexta-feira, abril 10, 2015

TRE-RJ iniciou hoje recadastramento de eleitores, agora com biometria

A Assessoria de Comunicação do TRE-RJ informa por email ao blog que a partir de hoje, os 354.732 eleitores de Campos dos Goytacazes já podem realizar o recadastramento biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do município, localizada na Avenida Dr. Alberto Torres, 81, Centro.

Para realizar o procedimento, é preciso levar documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento ou sentença judicial.

Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar a 1ª via do título devem levar também o comprovante de quitação militar.

Como já comentei a biometria é mais instrumento tecnológico que tenta burlar os "esquemas" montado por espertos. o caso específico, quase sempre com anuência da mesa receptora de votos, dizia-se que gente esperta se aproveitava para votar no lugar de outros, que já sabidamente não comparecia aos locais de votação.

Resta saber agora o que poderá ser usado, em nova e "criativas" espertezas, como a que se soube pela mídia de confecção de dedos e digitais em silicone para fraudar pontos e registros eletrônicos feito com os dedos. A conferir!

PS.: Atualizado às 17:10: O blog resolveu indagar à Ascom do TRE-RJ sobre os prazos para o recadastramento com biometria dos eleitores. Diante do questionamento o blog recebeu a resposta que repassa aos seus leitores:

"Não há prazo final, pois, em todas essas cidades, inicialmente, o recadastramento está sendo feito de forma ordinária, ou seja, não é obrigatório. A Justiça Eleitoral recomenda que todos os eleitores que residem nos locais onde já é possível realizar o recadastramento biométrico o façam o quanto antes. O objetivo é evitar filas no futuro e possibilitar a votação com urnas biométricas em 2016. No entanto, neste momento o procedimento não é obrigatório."

Nenhum comentário: