quarta-feira, novembro 20, 2013

Fundos de pensão no Brasil

Os fundos de pensão são hoje os maiores investidores do país. Eu tinha consciência disto, mas, não os detalhes sobre o seu porte. Hoje o Brasil possui um universo de 256 fundos de pensão públicos e privados.

Juntos eles administram um patrimônio de R$ 624,3 bilhões que corresponde a exatos 14,7% do PIB. Os dados são da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades de Previdência privada).

Este fundos que possuem 6,5 milhões de participantes, assistentes e dependentes tiveram um déficit contábil de R$ 22,3 bilhões no 2º trimestre de 2013 e uma rentabilidade declinante de 6% para 4,5%.

Diversos projetos de infraestrutura e logística no país buscam financiamento e/ou participação destes fundos. Projetos portuários em fase de discussão e detalhamento de projetos no ERJ e ES estão buscando aporte destes fundos para se viabilizarem.

É bom acompanhar a movimentação destes fundos. Além disso, como poder financeiro é oportuno recordar que a decisão sobre eles são centralizadas nas duas principais capitais: Rio e SP. Voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário: