segunda-feira, novembro 25, 2013

Mobilidade urbana é tema de Seminário 6ª e sábado em Campos

O arquiteto e urbanista Renato Siqueira tem sido um debatedor permanente dos temas "Urbanização e Mobilidade" no município de Campos. Bom que técnicos e representantes da Sociedade Civil tragam o tema ao debate. Melhor seria que o poder público e gestores pudessem estimular democraticamente este debate, para ouvir a sociedade, suas críticas e sugestões.

Por inúmeras vezes este blog abriu espaço para suas ideias sobre o tema, sempre arguindo a necessidade de uma maior participação popular, assim como um debate virtuoso entre técnicos na busca de soluções que interessam à nossa comunidade.

Foi com este espírito que ele organizou este evento pelo Observatório Social de Campos. Os temas, e os debatedores convidados ajudam a tornar a mobilidade uma agenda urgente e necessária, como diz a chamada para o evento. Parabéns, ao Renato e demais organizadores e sigamos em frente.

Abaixo o cartaz e mais abaixo a programação do evento:




8 comentários:

douglas da mata disse...

Roberto, como eu não acredito em debate neutro ou "técnico", olhando os patrocinadores já dá para saber o viés do que se propõe o evento...

O arquiteto não é aquele que tentou, há certo tempo aqui no blog, a relevância do enclausuramento privado do espaço público de convivência nos shoppings, justamente porque tinha "um ganha-pão" na pasteurização do angu da estação no american way of life, ou, no play ground da classe mé(r)dia?

Então 'tá, eu passo...não dá para jantar com canibais...

Anônimo disse...

Pelo menos não vai aparecer ninguém querendo tirar proveito de quentinha...

Anônimo disse...

Sugestão: Que tal comerçar pela sincronização dos sinais de transito.

Anônimo disse...

Da Mata, vai falar com Lula que não dá para jantar com canibais...

Renato C. A. Siqueira disse...

Essa é inacreditável, criticar alguém por exercer a sua profissão honestamente.
Caro "Douglas da Mata", o arquiteto é aquele que tem trazido assuntos de grande relevância à reflexão, para que a população desta planície avalie e conclua sobre o estado de calamidade administrativa em que vivemos. Não gosta disso, quem tira proveitos, ou concorda com as obras de péssima qualidade ou inacabadas, com demolições ou confrontação ilegais do patrimônio público, com a implantação do CEPOP em área residencial de baixo impacto; com quadras cobertas embaixo de pontes; com o trânsito caótico; com ruas alagadas; com o transporte público em sucatas, com casas que racham e incendeiam, etc.
Negar os shoppings como equipamentos urbanos significativos, é não enxergar os efeitos de uma causa maior: a falta de segurança...e supressão de praças e espaços públicos para a reunião comunitária, que as administrações políticas tem feito. Tanto, que não há uma proposta sequer para a implantação de equipamentos urbanos "verdes", por isso é hora do debate técnico.
Mas de tudo isso, há algo que fica claro: você não gosta de arquiteto e de sua cidade. Apareça no evento!
Ainda, para o seu conhecimento, ou quem sabe perder o sono: Le Corbusier, arquiteto franco-suisso, gênio mundial da arquitetura e urbanismo, ateu declarado, teve uma de suas primazias projetuais, a Catedral de Ronchamp; Oscar Niemeyer, outro gênio mundial do mesmo ofício, brasileiro, comunista assumido, teve a sua obra da capital do nosso país, considerada patrimônio da humanidade, mesmo sendo construída pela utilização dos recursos do capital internacional.
É preciso ter dignidade, trabalhando, e não ser hipócrita.

douglas da mata disse...

É, comentarista das 12:33 o "apetite" dos grupos patrocinadores deste evento(e que historicamente "fatiam" a cidade de acordo com seus "intere$$e$ há séculos) é bem mais do que uma "quentinha"...

.....

Anônimo disse...

Errado da Mata, tem gente que virou rei com esquema de quentinhas para cadeias..., mas isso é exceção, afinal o sucesso não é para quem quer.

douglas da mata disse...

Mas que raios o caso Ariadne Coelho, a rainha das quentinhas tem a ver com a grosseira contradição de um seminário sobre a "urbi", tido como "aspecto de modernidade", patrocinado pelos mesmos que fatiam, usurpam e lucram com o caos urbano????

Que "sucesso" é este? Sucesso em não ter escrúpulos???

Afinal, o que é "sucesso" onde as chances de obtê-lo são, desde a largada, desiguais e excludentes???