quarta-feira, março 20, 2013

Reitor e equipe de gestão da UENF visitam obras do Complexo do Açu

Do release da LLX:

"O Superporto do Açu recebeu na manhã de hoje (20) a visita do reitor e do vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Na comitiva estavam presentes, além de Silvério de Paiva Freitas e Edson Corrêa, cerca de 20 pessoas que atuam na administração da universidade.

O grupo, que foi recebido por representantes da OSX e da LLX, assistiu ao vídeo institucional e conheceu detalhes do empreendimento, além de visitar os canteiros de obra do Complexo Industrial do Superporto do Açu. Durante a visita, o grupo conheceu as técnicas de construção do terminal offshore, TX1, e o terminal onshore, TX2. Na área onde a OSX implanta o maior estaleiro das Américas, eles visitaram a estação de tratamento de água, o cais norte – onde o estaleiro iniciará sua operação, e passaram pelos prédios industriais em construção.

De acordo com Guilherme Quentel, gerente geral de integração e sustentabilidade da LLX, a visita da comitiva da UENF destaca o diálogo que a empresa já mantém com as instituições de ensino. “A aproximação entre a academia e a indústria é um dos principais fatores para o desenvolvimento sustentável. Somos parceiros da UENF em várias iniciativas, e a postura da reitoria sempre foi proativa, buscando a melhor alternativa para o município”, destacou."

5 comentários:

nathália gomes disse...

Enfim Dr. Roberto agora deverá ser pra valer, pois minutos atrás, deputados de Brasilia, a favor da partilha dos royaltes, para Estados e municípios não produtores, decidiram, que irão ingressar com uma PEC(projeto de emenda a constituição), onde se proporá, mudanças na divisão dos royaltes. De acordo com tal PEC, a UNIÃO, deverá ficar com 30% dos royaltes e Estados e Municípios, deverão ficar com 35%, cada um.
Por enquanto não foi detalhado, o percentual que caberia exclusivamente , aos estados e municípios produtores. Porém acho que haverá perdas.

Enquanto uma parcela da população de Campos, quer dinheiro do royalte para bancar Campos Fantasy, a população dos outros municípios brasileiros, que não recebem royaltes estão passando por graves problemas econômicos, querem receber royaltes para melhorar, seu sistema de educação e saúde e não com farra.

Anônimo disse...

Estou torcendo para que o Super Porto do Açú finalmente seja finalizado, pois essa região miserável necessita EMPREGOS.

Anônimo disse...

Hoje to lendo entre linhas e acreditando que toda aquela situação da salinização do 5distrito nada mais foi que uma tentativa em forçar o grupo a se aproximar da Uenf. Daqui a pouco certamente começará aparecer vários convênios com a instituição (um cala a boca)

Roberto Moraes disse...

O blog informa que nenhum comentário a mais sobre esta nota foi enviada ao blog, a despeito de cometário feito pelo professor Carlos Rezende no blog do professor Pedlovski.

Além deste espaço para comentários das pessoas que querem fazê-lo, espaço, que nem todos os blogs disponibilizam, na primeira página deste há de forma bem definida e clara o email para contatos com o blog, inclusive para enviar comentários, onde o emissário, eventualmente, não tenha conseguido cumprir as etapas de postagem do mesmo.

O blog não vai se estender aqui, porque já esclareceu e debateu por diversas vezes, nestes quase 9 anos de sua existência, a posição aqui adotada de abrir espaços para todos os comentários, mesmo os não identificados, desde que eles não contenham agressões pessoais gratuitas. Comentários mais fortes e questionador como o acima,mesmo que, particularmente, eu discorde de seu conteúdo, assim genérico e maldoso, merece ser respondido e não censurado.

Já fale e repito, os cadastros, feitos pelos blogs e/ou sites para permitir postagem não garantem que o perfil cadastrado seja verdadeiro e nem mesmo o IP da máquina e/perfil garante o acesso às pessoas, porque, perfis e cadastros com pseudônimos podem ser criados de computadores públicos, o que torna esta medida inócua, e assim, o blog segue seu caminho estimulando e priorizando o debate.

O espaço continua aberto para as manifestações de opinião de quem quer que seja.

Tempo eu também não tenho para jogar fora.

O tempo dedicado ao blog tem, a meu juízo interesse público.

Particularmente, acho um equívoco, imaginar e desejar que um dirigente de uma instituição pública negue conhecer investimentos públicos privados instalados na região em que está instalado e fazer juízo de valor da visita e não sobre as ações que dela possam decorrer.

O blogueiro já visitou o Complexo do Açu (acho que foi em 2009) num grupo junto com outros blogueiros da região.

Poderá voltar a fazê-lo e isto não impede que exerça com liberdade sua opinião sobre o empreendimento seus impactos, os problemas do entorno e da comunidade.

Porém, isto é opinião e posição que cada um tem e responde por ela.

Encerro repetindo que nenhum comentário foi postado nesta nota e nem encaminhado ao blog (blogueiro).

Sds.

Roberto Moraes disse...

Voltei a conferir na página de moderação se algum comentário desta nota, por um acaso, não tinha sido ali postado, e eventualmente (raramente acontece, mas há casos), não enviado para moderação.

Nada foi enviado com certeza.

Quero acreditar que o professor não tenha conseguido enviar seu comentário, por não ter conseguido digitar os números e letras que os sistema automático da "Blogger" exige para evitar spans enviados por robôs.

Volto a dizer o blog e o blogueiro poderiam ter sido procurados pelo email constante de forma clara na primeira página do blog.

Sds.