quinta-feira, maio 07, 2015

André Pinto avança em sua pesquisa histórica sobre ferrovia (e hidrovia) Campos-SJB

O sanjoanense de quatro costados, André Pinto está realizando uma intensa e extensa pesquisa histórica documental e com história oral (entrevistas) com pessoas que tiveram, direta ou indiretamente, relação com o trecho da ferrovia,e também da hidrovia, que ligava os municípios de Campos e São João da Barra.

À medida que a investigação de André avança, ele nos oferta o que vai encontrando, lá em seu perfil no Facebook. Uma gentileza dele no exercício de valorizar a nossa memória e igualmente estimular o interesse de quem desperta para essa parte do percurso histórico de nossa região.

André Pinto é bacharel em Administração, técnico em Turismo e desenvolve suas pesquisas atuais a partir do curso que faz em Pós-graduando em Museografia e Patrimônio Cultural. 

Como pós-graduando nesse curso, André se prepara para apresentar como trabalho de conclusão sobre o tema "Antigas Instalações Ferroviárias: o Caso da Estação de São João da Barra". Ponto diz ainda que a partir dessa experiência, ele pretende obter elementos, observando museus do gênero, para criar, em SJB, o "Museu da Estrada de Ferro Campista".

Neste processo de pesquisa, com material de mais de um século atrás, André observa que fatos semelhantes do presente têm fortes vínculos com o passado. Isto acontece, com o empreendimento de infraestrutura portuária e com a circulação de mercadorias entre produtores e consumidores. Não mais como base, a sede de SJB - junto ao Rio Paraíba do Sul, com o porto fluvial - mas agora na navegação marítima no Açu. Assim, terminais e ferrovia - atualmente em projeto - mas também com mineroduto e apoio offshore à exploração de petróleo no litoral.

As suas últimas descobertas de André Pinto são:

1) "O Vapor Norte - Uma parceria Intermodal feita entre a Companhia Estrada de Ferro Campista com a navegação de cabotagem, em 1986".
Fonte: Monitor Campista, 4 de agosto de 1896
*Pesquisado por Andre Pinto no acervo do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes - Solar do Colégio.





2) "Companhia Estrada de Ferro Campista com a navegação de cabotagem, em 1986".
Jornal Monitor Campista de 08 de julho de 1896.
* Pesquisa de Andre Pinto no Arquivo Público Municipal de Campos.


































3) O André nos conta sobre o que considera uma das maiores descobertas de suas pesquisas: saber que a Companhia de Navegação São João da Barra e Campos queria muito ter também a ferrovia do Ramal Campista. Diz ele:

"Assim, consegui esta informação em um processo judicial que está localizado na Biblioteca da Câmara Federal, em Brasília. O advogado da causa, foi nada menos que o Rui Barbosa, o Água de Haya, que defendeu o engenheiro João Cândido Murtinho pelo processo movido pela Companhia de Navegação. Em recentes pesquisas que fiz no Arquivo Público de Campos dos Goytacazes, verifiquei, além desta pretensão, a concorrência de outros interessados no Ramal da Foz do Rio Paraíba do Sul que se ligaria à Campos dos Goytacazes. Ter encontrado o jornal Monitor Campista de 19 de outubro de 1894, sexta-feira, n.º 237, foi como ter a sensação de ter achado a certidão de nascimento de um tataravô meu, tamanha a minha felicidade".

Parabéns ao André e estaremos no aguardo da publicação de importante contribuição à história de nossa região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa!

Importante mesmo!