domingo, maio 10, 2015

Reclamações sobre telefonia à Anatel

As agência de regulação ainda engatinham em suas atribuições. Isto acontece desde a questão mais geral contra os oligopólios, monopólios e exigências de âmbito mais amplo para o sistema, quanto no controle sobre a prestação de serviços diretos ao cidadão, nas reclamações enquanto consumidor.

Não sou um usuário contumaz para falar sobre isso, mas, ouço opiniões e fatos que reforça essa hipótese. Porém, no caso das operadoras de telefonia, é difícil quem na sociedade não tenha com alguma frequência reclamações de toda a ordem, algumas mais pertinentes, outras nem tanto.

Essa nota aqui tem a única finalidade de tentar auxiliar algumas pessoas que têm problemas com as operadoras de telefonia (fixa e móvel), acesso à internet, televisão por assinaturas, etc.

Nos últimos dezoito meses tive problemas com suspensão temporária de planos, trocas de operadoras de telefonia, acesso à internet e assinatura de canais fechados. Depois de duas ou três tentativa em resolver com os canais dos próprios operadores, eu acabei com o número dos protocolos em mãos, acionando a Anatel.

Para a minha surpresa fui atendido nos três casos, sendo dois completamente e no terceiro de forma parcial, mas maneira bem razoável, pelo que considerava como meus direitos.

No último caso específico foi bastante curioso. Algumas horas, menos de um dia depois de formalizar a denúncia, a operadora já estava ligando, pedindo desculpas e buscando formas para resolver o mais rapidamente possível sua pendência.

Entendo que assim, o caso merece ser exposto e os caminhos usados divulgados. Para esses três casos eu fiz um cadastro aqui no site da Anatel.

O interessante é que a partir dele, com o cadastro pronto, as demais reclamações ficam ainda mais facilitados, porque é só entrar no seu perfil, digitar a reclamação, que a Anatel encaminha diretamente e online ao operador e partir daí você mesmo tem como acompanhar o processo. Ao final tudo fica registrado.

Penso que em alguns casos, o direito do usuário seja de mais fácil identificação, enquanto em outros e isso pode se relacionar à resolução do problema e na velocidade em que isso pode ser feito. Outros tantos, pode exigir mais análises.

Porém, saber que é um canal que pode funcionar sem que seja necessário ficar naquelas ligações intermináveis e repetitivas no 0800, já parece uma boa notícia.

Provas com disponibilização de anexos em arquivos sob a forma de imagens ou "pdf" também podem ser usados. Espero que não precisem, mas, caso seja necessário tentem usar.

Nenhum comentário: