segunda-feira, maio 18, 2015

VIII Feira de Responsabilidade Social e Ambiental da Bacia de Campos

Atendendo à solicitação do Martinho Santafé, o blog publica o convite e a programação, na íntegra, do Fórum de debates da oitava versão da Feira de Responsabilidade Social e Ambiental da Baia de Campos:


















Fórum da VIII Feira de RSE
  
Terça-feira – 26 de maio

1 – 15:00h – 16:10h Palestra “Programa Cultivando Água Boa e as comunidades no entorno da Itaipu Binacional”

Com Nelton Friedrich – Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, idealizador e um dos gestores do programa Cultivando Água Boa, uma ampla iniciativa socioambiental premiada pela ONU na Rio+20, concebida a partir da mudança na missão institucional da Itaipu Binacional, promovida em 2003. 

2 - 16:20h – 17:40h – Painel “Crise e oportunidades no cenário econômico, social e ambiental da região petrolífera da Bacia de Campos”

Roberto Moraes Pessanha – Engenheiro e professor do IFF Fluminense, campus Campos dos Goytacazes, onde foi diretor geral e também atuou no Núcleo de Pesquisas. Participou da criação do Observatório Socioeconômico do Norte Fluminense e criador da ONG Cidade 21. Modera um dos blogs mais prestigiados da região.

José Luiz Vianna da Cruz – Graduado em Ciências Sociais (UFRJ), mestre em Planejamento Urbano e Regional, com especialização em Planejamento do Desenvolvimento Regional, sendo atualmente pós-doutorando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UFRRJ).

3 - 17:50h – 19:10hPainel “Impactos urbanos das mudanças climáticas”

“Recursos hídricos: gerenciando a escassez”, com o Prof. Francisco de Assis Esteves – Graduado em Biologia pela UFRJ e doutor em Biologia pelo Max-Plack Insitut für Limnologie - Universitat Kiel (Christian-Albrechts). Fundador do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ).

“Ecologia das cidades”, com o Prof. Arthur Soffiati – Escritor, ambientalista, doutor em História Social pela UFF, atua principalmente nos seguintes temas: Manguezal, Antropossociedade e Ecorregião.

4 – 19:20h – 20:30h - Painel “Animais atropelados em estradas: medidas conservacionistas”

Com Vitor Ferreira e Marília Susie Wangler, do Instituto Pé de Planta.

O Instituto Pé de Planta foi criado em 2005, com a finalidade de promover o desenvolvimento biotecnológico da região de Miguel Pereira e municípios vizinhos. Enveredando pela seara ambientalista, trabalha em prol da defesa ambiental, levando conhecimento através de cursos, palestras e excursões a campo, num contínuo esforço de coleta de dados, pesquisa, revisão e divulgação dos assuntos atuais pertinentes a causa.

Quarta-feira – 27 de maio

1 – 14:10h – 15:20h - Painel “Desenvolvimento local”

“A política econômica do RJ e seus impactos socioambientais na região norte fluminense”, com Marcos Antônio Pedlowski - PhD em Planejamento e professor associado do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico, do Centro de Ciências do Homem, da Uenf.

“O novo projeto de desenvolvimento econômico nacional e as implicações no processo de licenciamento ambiental - O caso do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj)”, com Thiago Wentzel – Especialista em Gestão Ambiental, mestre em Ciências Ambientais e Conservação, com experiência em licenciamento ambiental, conflitos ambientais, áreas protegidas e recursos hídricos (Inea e ICMbio).

2 – 15:30h – 16:40h -  Painel “Cidadania e sustentabilidade”

“Mobilidade urbana: uma visão sustentável”, com João Sayd - Arquiteto e Urbanista, Mestre em Urbanismo (FAU-UFRJ). Atuou na elaboração do Plano Diretor da Cidade Universitária (UFRJ) e em projetos de urbanização de favelas. Atualmente presta consultoria em estudos de impacto de vizinhança e planos de uso e ocupação do solo.

“Cidadania ambiental nos processos de transformação urbana”, com Hermeto Didonet - Engenheiro agrônomo, com especialização em Ciências Ambientais e Gestão Pública.

3 - 16:50 – 18:20h – Painel “Emergências ambientais”

Moderadora: Bernadete Vasconcellos – Instituto VisãoSocial

Com representantes de órgãos ambientais e da sociedade civil organizada.

4 – 18:30h – 19:20h - Palestra “Consumindo o futuro”

Com Martinho Santafé – Jornalista, ambientalista, editor da Revista Visão Socioambiental, co-organizador da Feira de RSE Bacia de Campos, filiado à Rede Ethos de Jornalistas.

5 – 19:30h – 20:30h – Palestra “Heterogênese Urbana”

Com Paulo de Tarso Peixoto - Mestre e doutor em Psicologia, coordenador do Cidadania e Direitos Humanos da prefeitura de Macaé, professor do curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica - Abordagem Gestáltica IPGL - Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG)

Quinta-feira – 28 de maio

1 – 14:10 – 15:00h - Painel “Arranjos urbanos sustentáveis”

- Representante do Coletivo Harmonia

- Representante do NEA-BC

2 - 15:10h – 16:40h – Painel “Outros caminhos da economia”

“A criatividade como alternativa econômica”, com Lincoln Weinhardt -  Graduado em Engenharia Mecânica, pós graduado em Marketing de TI e mestre em Economia Empresarial. Gerente de Planejamento Integrado e Gerenciamento de Contratos de Projetos, Construção e Montagem da Petrobras/UO-BC. Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Macaé.

“Ambiente e desenvolvimento: dois lados de uma moeda”, com Fernando Guida - Superintendente do INEA para a Bacia do Baixo Paraíba do Sul, vice-presidente da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), secretário-executivo do SIMAAS-Sistema de Integração Municipal América Área Sul e presidente da Assembléia Constituinte da ACTA21-Agência de Cooperação Territórios e Agenda 21.

3 - 16:50h – 18:00h – Painel “Construindo cidades sustentáveis”

Viviane Cunha - Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela University College of London, consultora, professora e diretora da primeira empresa licenciada na América Latina para avaliar edifícios e comunidades sustentáveis pelo selo BREEAM, o mais antigo e utilizado no mundo.
Sérgio de Oliveira Galvão – Empresário da construção civil, formado em administração pela AIEC / FAAB, autor de processos inovadores para redução dos impactos ambientais na indústria do petróleo; atualmente coordena projeto para a construção de prédio residencial sustentável na região".

4 – 18:10h – 19:00h – Palestra “Water Vector: máquinas vivas que fazem água limpa”

Palestrantes: Lorenzo Prucoli Martins - Inventor independente e idealizador do projeto; Antonísio Prucoli Martins - Generalista em Tecnologias Industriais com foco em Computação, Eletrônica e Telecomunicações e diretor de Arquitetura de Soluções da J4SYSTEMS ; - Ramon Baptista Narcizo - Professor do curso de Engenharia de Produção da UFF-Polo de Rio das Ostras. Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia do Produto e Gestão da Tecnologia e da Inovação. Atualmente está concluindo seu Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE-UFRJ.   

5 - 19:10 – 20:30h - Painel “Conexões Urbanas”

“Educação sistêmica conectando saberes lúdicos e criativos”, com Shizue Tamaki, empreendedora social, especialista e pesquisadora em plantas medicinais e  há mais de 17 anos atua na construção de sonhos/projetos de arte, sustentabilidade, acessibilidade e sensorialidade em escolas, espaços públicos e privados.

“Interferências cósmico urbanas”, com Sandra Wyatt – Escritora, fonoaudióloga, poeta e artista plástica, pós graduada em Educação e Cultura para a Paz pela UNIPAZ membro do Irmane C pela Paz.

6 – 20:40h – 21:30h – Palestra “Sistema Biocêntrico para Organizações”

Com Suely Carvalho - Teóloga, psicanalista e bailarina, facilitadora biocêntrica em organizações corporativas, educacionais, de saúde, entre outras. Ministra workshops de pedagogia para a vida no Brasil, América do Sul e Europa. Mais de 30 anos de experiência com diferentes tipos de organizações e como facilitadora do ILACE (Instituto Latino Americano de Criatégia - SP).

Nenhum comentário: