segunda-feira, maio 18, 2015

Internet das coisas num mundo de gente coisificada!

As "inovações tecnológicas" prosseguem.

A Smart Manufacturing (SM) já é chamada na Alemanha de Indústria 4.0.

Ela seria a 4ª Revolução Industrial. Baseada em integração de dados e informações em rede, permitiria raciocínio em tempo real, assim como planejamento e gestão de toda uma cadeia de suprimentos e até produção de uma empresa.

Chamada também de "Internet das coisas" que junta dados de uma grande base (tipo Big Data) ela já teria chegado à manufatura, segundo pesquisa da McKinsey.

A SM usa ferramentas avançadas de análise de dados, articulado com sensores, modelagem e simulação em tempo real para serem usadas na fabricação de inteligência em todo o ciclo de vida de um projeto, desde a engenharia, ao planejamento e à produção.

Seriam as indústrias inteligentes aplicadas às áreas mais diversas como química, automotiva, aeroespacial, energia, transporte, infraestrutura civil, etc. No meio de tudo isto impressão em 3D é como pré-escola para as crianças.
Os sistemas combinariam integração de processos físicos e computacionais e de comunicação, sensores e redes dariam na prática a aplicação da chamada Internet das Coisas (IoT) com aplicação do Big Data na produção (manufatura).

Chamam do Desafio da Manufatura Inteligente.

Penso que os meus amigos engenheiros e programadores podem até estar babando, ao ouvir falar disto que antes seria chamado de ficção científica.

Eu fico aqui pensando que o fosso está se ampliando, as coisas fazendo as coisas e operando com poucos sobre várias pessoas que trabalham mais e ganham cada vez menos, como a eliminação da hipótese de ampliação do pouco que a civilização humana conseguiu pós-guerra de estado de bem-estar-social.

Preferiria de Social 1.0, ou 1ª Revolução Social da Humanidade à 4ª Revolução Industrial.

Quem sabe assim não poderiam deixar a que nós os humanos pudessem ser mais criativos e solidários entre nós, deixando as máquinas trabalharem desumanizadamente?
Acompanhemos os desdobramentos!

PS.: Atualizado às 18:08 para pequena ampliação do texto.

Nenhum comentário: