terça-feira, abril 02, 2013

Mudanças no território e impactos sociais em SJB

Todos estão vendo, sentido e percebendo, mas, não custa nada propor a reflexão. O blog selecionou para este seu exercício, apenas quatro notícias da última semana ocorridas e/ou relacionadas com o município de São João da Barra. As duas primeiras são de hoje:

1) "Manifestações em greve de 2 mil trabalhadores da Acciona, por falta de pagamento, interrompem trânsito e acesso às diversas localidades de São João da Barra";
2 ) "Mulher grávida é esfaqueada em Grussaí";
3) "Tentativa de desapropriação violenta em Água Preta contra matriarca idosa e com filho doente";
4 ) "Seis feridos e sete veículos em engavetamento na BR-356".

O blog não propõe buscar apenas responsáveis, também isto, mas, antes pensar que todas estas ameaças já vinham sendo antes comentadas, como impactos que careciam de planejamento. Agora, as coisas estão caminhando e as hipóteses se transformando em realidade.

A(s) empresa(s) vai (vão) cuidando dos seus interesses, a pergunta que não pode calar é: quem cuida dos interesses da comunidade? Quem cuida dos interesses coletivos?

Depois que o caos vai se instalando, o território sendo usado e os impactos atingindo a todos, mas, não de forma igual, resta lamentar algo que o blog comentou aqui, no dia 7 de janeiro de 2008, no artigo “Oportunidades e ameaças pairam sobre o Açu”, quando encerrei dizendo:

“... Fora disto teremos o desfecho conhecido: ganham os que sempre ganharam e perdem os que sempre perderam!

2 comentários:

Bike Sem Limites disse...

Infelizmente o poder econômico fala mais alto e acaba tendo prioridade; e os interesses da comunidade ficam em segundo plano - quando existe algum.
Costumo dizer que a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem e o que estamos vendo na região me parece uma superdosagem. Os efeitos colaterais estão visíveis para quem quer ver.

Anônimo disse...

Também em Cazumbá assassinato de outra mulher, esfaqueada, ontem a tarde.