sexta-feira, abril 05, 2013

Laudo confirma contaminação por metais pesados em área doada por siderúrgica para casas populares em Volta Redonda

É grave e lamentável o caso. Do G1:

"No estado do Rio de Janeiro, casas populares construídas em um terreno doado pela Companhia Siderúrgica Nacional estão em área contaminada por substâncias altamente tóxicas, segundo laudo da Secretaria Estadual do Ambiente, que pretende multar a empresa em até R$ 50 milhões.

Durante 13 anos, a Companhia Siderúrgica Nacional depositou em uma área próxima à empresa, em Volta Redonda, milhares de toneladas de resíduos industriais com alto poder de contaminação. Com o fim do lixão, o terreno foi doado pela própria CSN ao Sindicato dos Metalúrgicos para construção de casas populares.

O laudo técnico divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente recomenda a retirada imediata de 750 moradores do condomínio. As análises confirmaram a presença de 20 substâncias tóxicas ou cancerígenas, acima dos padrões permitidos, que ameaçam a saúde de quem vive lá.

De acordo com o laudo, são 10 mil metros quadrados de área contaminada. Foram encontrados metais pesados, derivados da queima de carvão e até ascarel, um óleo usado em transformadores que já foi banido do Brasil. Segundo os moradores, placas de advertência como esta foram instaladas pela companhia por determinação da Justiça há alguns meses."

Nenhum comentário: