sexta-feira, abril 19, 2013

Inflação e imparcialidade da mídia

Quanto mais eu leio, ouço e vejo na velha mídia a defesa pelo aumento de juros como forma de segurar a inflação, eu volto a refletir sobre outro assunto que parece bem diverso, mas, não é: a imparcialidade das opiniões discricionariamente expostas na velha mídia.

Depois de reduzir os juros chegando até o cidadão comum, o governo vê, a pressão do setor financeiro, não por acaso, sobre preços de tomates e outros, ser dito todo e repetido dia, que são os juros baixos e a demanda que produziram este aumento da inflação.

Este é o mantra interpretativo para obter novamente maiores taxas de juros. Quem ganha? Quem perde? Seja com a mudança da taxa de juros, com a política e a disputa pelo poder, seja com a cessão dos espaços de mídia para veiculação do mantra.

O caso da demissão do jornalista da InterTV em Campos é apenas mais um interessante ingrediente para aprofundar a reflexão sobre a "imparcialidade da mídia".

Foi por aí que cheguei ao texto de 1966 do filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre no livro "Para compreender o pensamento de Karl Marx", capítulo III, Ciência e Ação:

"As ideias aparentemente não políticas, podem ser mais perigosas e mais pérfidas que a relação declarada. É por isso que as classes dominantes emitem as suas ideias políticas sob aparências "neutras", "imparciais" e não políticas... O grande capitalismo moderno distingue-se neste jogo; muito especialmente, criou uma imprensa de "informações" que parece neutra; sustenta a ideia de uma "objetividade" não política, e para esta pseudo-objetividade contém e permite os maiores logros. Qualquer facto, qualquer ideia que se manifeste contra o sistema, contra o estabelecido, assume o aspecto de "partidarista", tendencioso, não objectivo. Tudo quanto se adapte ao quadro existente, parece ser evidente, apresenta ser uma realidade, ou uma realidade aceitável por todos".

Diante da reflexão cinquenta anos depois não fica difícil compreender as aparências e as mistificações com que são produzidas as informações que viram fatos objetivos diante de análises que não precisam ser minuciosas. É bom que estejamos atentos, desconfiados e críticos a tudo e todos, ao invés da infantil e despolitizada crença das notícias que parecem neutras e imparciais.
PS.: Atualizada para pequenos acréscimos às 12:30.

Nenhum comentário: