terça-feira, janeiro 21, 2014

Dívida da OSX com a espanhola Acciona

A Acciona recorreu em tribunal holandês e espera decisão para hoje. Veja abaixo matéria do Valor desta terça-feira. O blog relembra que a OSX uma das empresas do grupo EBX tem duas pernas de atuação, uma é a empresa armadora que possui plataformas e arrenda para a empresa de óleo OGX. A outra é o estaleiro, a Unidade de Construção Naval (UCN) que estava sendo construído junto ao Porto do Açu. A dívida da OSX com a Acciona é fruto da contratação para este trabalho.

Grupo espanhol Acciona espera hoje solução 


para dívida que cobra da OSX

Por Marta Nogueira | Do Rio
A espanhola Acciona prevê que a Justiça brasileira dê seu parecer hoje sobre ação movida na semana passada pela empresa contra a OSX - companhia de construção naval de Eike Batista -, na 39ª Vara Cível, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A decisão pode dar fim ao principal problema da Acciona com a empresa de Eike, que é uma dívida de R$ 300 milhões.
Na ação, a espanhola pede que seja reconhecida decisão do Tribunal de Haia, na Holanda, concedida no fim do ano passado, que pede o arresto de ações da OSX Leasing (subsidiária holandesa da OSX Brasil) com montante que garanta a dívida de R$ 300 milhões com a espanhola.
Dentre os fornecedores da OSX Brasil - que entrou em recuperação judicial em novembro - a Acciona é a maior credora. Entretanto, é a subsidiária OSX Leasing que detém o patrimônio da OSX, que se resume a três plataformas de petróleo.
Segundo o advogado da Acciona, Leonardo Antonelli, o arresto das ações salda integralmente a dívida da OSX com a espanhola. Ele explicou que a ação foi movida na Holanda devido a garantias contidas no contrato entre as duas empresas.
A empresa espera que o saldo em questão seja depositado em conta garantia da Acciona. O advogado explicou ainda que tanto ele quanto advogados da OSX já foram ouvidos pela Justiça brasileira. A decisão seria para hoje, porque ontem foi feriado na cidade do Rio, devido ao Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. O patrimônio da OSX Leasing são três plataformas, a OSX-1, OSX-2 e OSX-3.
A OSX-3 está em produção no Campo de Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, desde o fim do ano. Outra plataforma, a OSX-1, produziu petróleo no Campo de Tubarão Azul (também em Campos), cuja comercialidade já foi descartada e deverá ser devolvido à Agência Nacional do Petróleo (ANP). O outro ativo é um casco que seria transformado no OSX-2, mas não chegou a ser concluído.

Nenhum comentário: