sexta-feira, janeiro 24, 2014

O lobo de Wall Street

Na segunda-feira comentei no Facebook sobre o filme que tinha acabado de assistir título desta nota. Era mais uma das pré-estreias, já que só hoje ele está entrando num circuito amplo de exibição.

Eu comentei assim sobre ele: "O lobo de Wall Street é um belo filme. Ajuda a mostrar em detalhes os “esquemas de Wall Street” e como se faz dinheiro fácil em IPOs na Bolsa naquilo que passou a ser chamado de economia fictícia. Vai mais a fundo que o filme “O Capital”, apesar, de certa de valorizar exageradamente a FBI, mesmo que o roteiro do filme seja baseado em fatos reais.

Talvez, agora, o Leonardo Di Caprio consiga o seu Oscar com o papel do protagonista da história o Jordan Berfort. Uma boa representação no filme que com humor mostra o vai-e-vem dos articuladores do mercado fictício americano.

Interessante observar a semelhança entre o Caprio e o Eike, fisicamente, apesar da diferença de idade e dos fatos e lançamentos de ações e IPOs de empresas não operacionais. Outras semelhanças ficam a critério de cada um...

Vale a conferida no bom filme que está iniciando sua exibição no Brasil e tem três horas de duração que passam rápido.

Juntando estes dois filmes é possível imaginar o que tem por trás da chamada “socialização do capital”, que aproveitou a chance para retirar o dinheiro (excedente) das mãos dos pequenos iludindo-os com a possibilidade de serem grandes capitalistas. Este é o principal tema do filme que em meio à crítica ao setor financeiro, Hollywood, prece querer mostrar que se trata apenas da fraqueza humana, individual, e não da característica do próprio sistema.
"

É oportuno ainda comentar que o roteiro é baseado em fatos reais que se transformaram num livro que serviu de base para o roteiro do filme.  Ele foi escrito pelo Jordan Belfort que como já foi dito é o protagonista do filme. Vendo o filme e a realidade é ainda mais impressionante identificar como as coisas funcionam dito por quem viveu os fatos. Seu diretor é o premiado Martin Scorsese. 

Vale conferir o filme. Abaixo o trailler legendado do "O lobo de Wall Street":

Um comentário:

Anônimo disse...

cresci com michael j. fox sendo o quadradão da série... estranhamente, queria ser como ele e cheguei a estudar, ainda aos 14, o funcionamento do mercado de capitais. engraçado é que aos 16 eu já estudava o manifesto do partido comunista dentre outras obras.
hoje eu sei que o mundo é quadrado.

good fetytzi