terça-feira, março 11, 2014

Moradora de Grussaí reclama em comentário sobre problemas de convivência com trabalhadores das obras do Porto do Açu

Em um forte apelo feito em comentário numa nota do blog sobre o Porto do Açu, uma moradora de Grussaí reclama dos problemas de convivência com trabalhadores que atuam nas obras do porto e ficam alojados em casas alugadas naquela região. Leia abaixo as suas reclamações:

"Professor vc pode nos ajudar?
Grussaí pede socorro...
Boa noite,
Sou Professora e venho como representante de um grupo de moradores do Bairro de Grussaí pedir encarecidamente que nos ajude juntamente com os representantes legais deste Município, pois como é do vosso conhecimento houve um crescimento desordenado da população devido a vinda de trabalhadores das Empresas do Porto do Açu de outros estados, trazendo um alto índice de assaltos, brigas, estupros causando assim um enorme Impacto Social.., pois se não é do vosso conhecimento estes trabalhadores por virem de outros estados para trabalhar nas empresas estão se agrupando/ morando em pequenas casas com 15 à 20 pessoas, onde nós moradores não temos mais paz nem sossego neste local que era considerado seguro...

Tenho duas filhas adolescente as quais foram assediadas esta semana por um grupo de homens que trabalham para uma empresa no Porto do Açu, o que me fez faltar quatro vezes o serviço para leva-las ao colégio em Grussaí por questões de segurança , e não tenho paz, informo que, várias casas foram alugadas por grupos próximo a minha casa, onde consomem bebidas alcoólicas, drogas, brigam entre eles, e hostilizam os vizinhos, há de convir que não havia assalto e assassinatos e agora as manchetes dos jornais comprovam o grande aumento e assaltos, estupros e assassinatos todos os dias!

Sugiro que tenha um local apropriado que concentrem estas pessoas e que sejam monitorados, a fim de dar paz e sossego aos moradores local, vale lembrar que quando a Empresa era de Eike Batista os trabalhadores do Açu moravam em alojamento que a OSX e OLX ofereciam trazendo tranquilidade e segurança aos moradores, pois as empresas tinham controle quanto ao comportamento desses trabalhadores, assim como, se responsabilizavam por eles, lembro ainda que os alojamentos eram em locais próprios e não tínhamos problemas! Procuramos o Sindicato da Construção Civil levando tal situação, e os mesmos nos informou que por questões de economia as empresas resolveram dar uma pequena ajuda de custo para que os trabalhadores se virassem quanto a moradia e alimentação e, tb não terem responsabilidade qto aos mesmos, porém, ao questionar os funcionários do sindicato e pedir ajuda, os mesmos falaram que nada podem fazer nem fiscalizar, pois trata-se de economia das empresas que contratam os trabalhadores, mas temos conhecimento que o sindicato pode e deve fiscalizar como era feito na época da OSX e OLX e queremos saber porque não o fazer, se o próprio sindicato sabe que estes trabalhadores vivem em condições sub-humanas!

Segue alguns questionamentos:
- Por que o Sindicato da Construção Civil não fiscaliza?
- Cadê o Prefeito de São João da Barra que tem conhecimento e não cobra dos Sindicatos?
- Será que teremos que chamar novamente a Record para fazer os mesmos questionamentos que os moradores?
- Por que o Sindicato sabendo de todos os erros das empresas não denunciam ao Ministério Público?
- Cadê o Ministério do Trabalho?
Somos a favor do desenvolvimento do Município, mas com controle e responsabilidade social das empresas que estão atuando no Porto do Açu!"

14 comentários:

Anônimo disse...

Nao acredito que li isso! deto estar sonhando rs!

Acho que ela quer que se crie senzalas municipais e Coloquem os trabalhadores lá né ? tá de sacanagem!

Eles são Brasileiros como todos nós, não podem ser segregados. Tem todo direito de circularem e morarem aonde quizerem.

Se estão causando algum problema relativo a assedio, drogas etc isso nao é problema da prefeitura e sindicato e sim de segurança publica, registre uma ocorrencia, ligue 190 etc

isso é discriminação e racismo com nordestinos! sugiro ao Roberto inclusive encaminhar essa denuncia!

Roberto Moraes disse...

O comentário a meu juízo está correto no que diz respeito aos riscos da discriminação.

Moradores "históricos" possuem direito em exigir um processo de menos perverso de adensamento populacional e de imigração como resultado do empreendimento, mas, não devem e não podem discriminá-los. Recusar irregularidades e violência é também seu direito e um dever doestado.

Não é simples a questão de ter ou não alojamento. Há uma reivindicação ao poder público para impedir a instalação de grandes alojamentos como foi feito pela Acciona no Açu. No debate na audiência pública sobre um novo Plano Diretor para o município no Açu, inclusive o prefeito Neco havia se comprometido a não autorizar mais grandes alojamentos como aquele com capacidade de mais para mais mil trabalhadores.

Não julgo que antes os problemas fosse menores que agora.

Como se vê a solução não é simples para um problema complexo em que a instalação de um grande empreendimento mais uma vez não se dá sem as condições mínimas e essenciais para reduzir ou mitigar os impactos.

Observe que estamos falando disto num processo de refluxo do empreendimento. Se mais alguns (não precisava de todos) dos empreendimentos previstos inicialmente estivessem em curso, como o estaleiro, uma das siderúrgicas e a construção de uma das usinas termelétricas imagine o caos em que estaríamos.

É necessário um debate com a comunidade para se buscar soluções menos impactante.

A luta ou a disputa entre os nativos e os migrantes não leva a lugar nenhum. Quem vai ganhar ou já está ganhando com o empreendimento é que tem que oferecer soluções, já que se comprometeram em compensar os impactos.

Sem ações é deixar o processo à deriva com os moradores independentes de suas origens entregues à própria sorte.

Anônimo disse...

Novidade?
Nenhuma.
Consequência de um modelo de desenvolvimento obsoleto onde não se pensa o todo mas o lucro fácil, seja financeiro ou eleitoreiro.
Talvez o respeitável Roberto não poste esse comentário, mas o PT mostrou-se ser o mesmo e qualquer um com essa sua politicazinha chinfrim que perdeu o bonde da história.
Já votei mas agora PT patavina nenhuma.Nunca mais voto
( desculpe, mas preciso desabafar)
nessa merda de partido que se propunha e ao Brasil uma Política e não essa farra!
Um lulismo que teve a sorte de via à reboque de uma estabilidade financeira dada por FHC e parece que o astuto fez da atual presidente , digamos, ¨boi de piranha¨para agora tentar voltar de modo ¨salvador¨adepto ao ¨sebastianismo¨ que é.
Desculpe-me professor, mas democracia é isso não é mesmo?Ou não?

Anônimo disse...

é no governo FHC era tudo melhor kkkkkk

engana quem? sebastianismo kkkkkkkkkkkkkkkkk

Os ricos antes e agora comandam os poderes

Anônimo disse...

Para que cheguemos a uma síntese necessário se faz uma tese e uma antítese, situações que denotam uma dialética que enriquecerá( ou não) o trajeto das idéias.
Entretanto quando alguém se coloca e outro fundamenta sua posição com kkkk denota apenas ignorância ou desespero.
Apenas podemos lamentar tanta pobreza interior em alguém provavelmente detentor(a) de alguma doença psíquica limitante que o faz perceber o mundo de modo reducionista que se resume numa anacrônica dicotomia pobre/rico.
Lamentável.

Anônimo disse...

Engraçado. O cara chama de reducionismo e dicotomia quando se fala em defesa dos pobres mas diz que tudo de ruim é lula e PT, já o bom e moderno é fhc. talvez se o porto fosse em sp ele batesse palma. Cuidado q vem mais garis por aí kkkk acorda que ninguém é mais bobo não kkkkk

Anônimo disse...

Difícil quando o reino da paranoia se instala:
Repare quem afirma que ¨tudo de ruim é Lula e PT¨e ¨ bom e moderno é fhc¨.
Repare quem continua com afirmação que confirma sua posição dicotômica simplista,reducionista.
Só lamento e paro por aqui.
Ah!
O Sebastianismo foi um movimento místico-secular que ocorreu em Portugal na segunda metade do século XVI como consequência da morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Por falta de herdeiros, o trono português terminou nas mãos do rei Filipe II da rama espanhola da casa de Habsburgo. Basicamente é um messianismo adaptado às condições lusas e à cultura nordestina do Brasil. Traduz uma inconformidade com a situação política vigente e uma expectativa de salvação, ainda que miraculosa, através da ressurreição de um morto ilustre.
O povo nunca aceitou a morte do rei, divulgando a lenda de que ele ainda se encontrava vivo, apenas esperando o momento certo para voltar ao trono e afastar o domínio estrangeiro.
Quem sabe um pouco de leitura possa curar algumas psicoses de mentes que contenham apenas kkk??

Anônimo disse...

é professor Roberto a velha e carcomida retórica pensa que todos os outros são nordestinos e sebastianistas não enxergando a psicose mental e a paranoia colonizada em que se encontram kkkk

quem trouxe a polarização?

"lulismo que teve a sorte de via à reboque de uma estabilidade financeira dada por FHC"

oh, hoje o google e a wikipedia ajudam os bossais parecerem letrados, só não escondem a mente colonizada.

kkkkkkkk

é professor parece que esta turma tem uma tara pelo seu blog. sei não

e para manter o humor kkkk

Anônimo disse...

E se preparem pq, com os políticos q temos, ainda vai piorar muito.Isso é só o começo. A população nativa de Grussaí vai ser praticamente extinta, como aconteceu em Macaé.

Anônimo disse...

É TANTO BABABLÁ, MAS É POR QUE NÃO FOI A FILHA DE UM DE VCS QUE FOI ASSEDIADA, COLOCA UM ALOJAMENTO DO LADO DA CASA DE VCS PARA VER COMO É DIGO ISSO, PQ VIVI ISSO É OLHA QUE ESTOU A LEGUAS DE DISTANCIA DE GRUSSAI E SÃO JOÃO DA BARRA ESTOU NO INTERIOR DE CAMPOS MAS TB TINHA UM ALOJAMENTO PERTO DE CASA DE TRABALHADORES DO PORTO ALGUNS TRANQUILOS OUTROS HIPER BAGUNCEIROS E SEM CONTAR QUE LEVAVAM MULHER PARA A CASA.

Anônimo disse...

Prof.
Como quase-morador de Grussaí, confesso que não gosto nem um pouco desses forasteiros em Grussaí, mas por outro lado, discordo em imputá-los o aumento da violência.
Quem acompanha os acontecimentos sabe que os bandidos são os próprios "nativos" de Grussaí, SJB e, especialmente, Atafona que cometem os crimes pela região (homicídio, tráfico, estupro, furto...), e não os trabalhadores do Porto.
Sem contar que parte dos números de ocorrências no verão é praticado por veranistas (lê-se: campistas).

Anônimo disse...

Essas ¨estorietas¨de respeitar quem não respeita tem que acabar
nesse Brasil.
Um bando se instala no entorno de nossas casas, fazem as badernas possíveis e tambem as inimagináveis e vem imbecis defensores incondicionais dos opromidos falar em direitos.
E o direitos dos outros?
O que vemos é uma bando que tem apenas direitos, bolsa família eterna, etc e alguns da classe media para sustentar tudo isso.
Distribuição de renda, fomento de empregos...mais que louvável.Mas o que vemos é uma baderna com fins eleitoreiros que não dignifica ninguém!

douglas da mata disse...

É, Roberto.

Está aí, mais cedo do que imaginamos.

Com certeza, boa parte dos que reclamam, antes diziam que o Porto seria a redenção do mundo sanjoanense e da região. Um paraíso terrestre.

Quando qualquer um dizia dos problemas do adensamento demográfico desordenado, e dos impactos sócio-econômicos decorrentes do descarte destes trabalhadores empregados na fase civil de implantação do porto (os mais pobres), nos diziam loucos, ou adversários do progresso.

É divertido ler estas manifestações de racismo e discriminação.

Claro, o diabo sempre são os outros.

Dá para imaginar porque o ódio de classes ainda é tão forte em, SP, por exemplo, construída com o sangue e suor dos nordestinos que depois eram empilhados na periferia, à espera da cadeia, da morte ou de um subemprego junto a elite e a classe média.

Este pessoal da classe média e da elite tá chorando à toa.

Não reclamavam que estava faltando mão-de-obra para funcionar de mucamas e lacaios nas suas casas?

Pois bem, chegou uma nova leva.

É certo que alguns deles tendem a afanar e cometer crimes, mas já, já, a polícia começa a limpeza étnica.

Pelo menos o discurso de legitimação, pelo que lemos aqui, tá pronto.

douglas da mata disse...

"...DO PORTO ALGUNS TRANQUILOS OUTROS HIPER BAGUNCEIROS E SEM CONTAR QUE LEVAVAM MULHER PARA A CASA."

Pelo jeito, levaram a mulher dele para a casa.