terça-feira, março 18, 2014

Mobilidade e transporte público na região metropolitana de Porto Alegre

O engenheiro Renato Teixeira que é um conhecedor de infraestrutura de logística é colaborador do blog e um atento observador e analista de projetos do setor. Assim, com alguma frequência remete ao blog informações sobre o tema em viagens pelo país.

Assim, Renato nos enviou nesta segunda-feira, a sua impressão sobre o sistema de trens/VLT de Porto Alegre e sua interligação a outras cidades da região metropolitana que o blog decidiu compartilhar com seus leitores as suas informações, , considerando o projeto de VLT que existe para Campos e também os resultados do seminário de Mobilidade Urbana realizado no final do ano passado no município,
aparentemente, sem retorno da gestão municipal:

Roberto,
Estive, ontem em Novo Hamburgo distante de Porto Alegre (POA) 45 km. Fui de metrô, operado pela Trensurb na estação inicial no mercado público no Centro ao lado do Guaíba. A estação é integrada ao transporte rodoviário urbano, no Terminal Parobé e ao transporte hidroviário que liga POA a Guaíba operada pela Catsul. O tempo da viagem entre Guaíba e Porto Alegre dura, em média, 20 minutos, e as saídas ocorrem em intervalos de uma hora, custo: R$ 7,25 (em Guaíba, há integração gratuita com os ônibus para os bairros Florida e Colina).

Quatro aspectos me chamaram a atenção no sistema de transporte de POA:
1º - Tarifa do metrô : R$1,70. Isso mesmo - 1 real e setenta centavos.( a tarifa do ônibus é R$ 2,60 );
2º. Extensão: 45 km e 22 estações;
3º Abrangência : a Linha 1 da Trensurb atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre. Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,7 km em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 7,3 km em elevado, com parte inferior
totalmente urbanizada, bitola com 1,60 m de largura. A estação de número 5 é a Rodoviária e a de número 8 é Aeroporto. Essa estação é integrada a estação do aeromóvel que deixa o passageiro no embarque do
aeroporto com integração gratuita. As 19 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km, possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados.

Dito isso, fico pensando como será o sistema de transportes de passageiros que deverá ser implantado na nossa Campos dos Goitacazes:
O aeromóvel como espinha dorsal do sistema com linhas radiais e troncais alimentando o aeromóvel em um extensão de 13 km com 11 estacões ligando o Aeroporto a Penha na altura da usina Santo Antônio.

A propósito : E a audiência pública para o novo sistema de transportes por ônibus que será, enfim, licitado em abril?"

Em anexo e por email Renato Teixeira enviou ainda diversas fotos deste sistema de transportes urbano que o blog posta abaixo:

Plataforma de embarque Metrô-Estação Mercado-
Estação Hidroviária Porto Alegre (POA)-Guaíba

Estação Terminal de Novo Hamburgo

Estação da Rodoviária

Programação visual das linhas integradas

Terminal Urbano de Parobé

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