terça-feira, março 11, 2014

Rio de Janeiro é o estado com menor % de gastos de pessoal entre os 27 estados da federação

Reportagem publicada hoje pelo jornal Valor sobre gastos de pessoal dos 27 estados da federação brasileira em 2013, indicou que o Estado do Rio de Janeiro (ERJ) é o que tem proporcionalmente, o menor gasto com pessoal: 29,55%.

O estudo indica que o "limite prudencial" seria de 46,55%. Ao lado o infográfico do valor mostrando os percentuais de gastos com pessoal nos diversos estados brasileiros.

O limite máximo de gasto com pessoal do Poder Executivo é de 49% da receita corrente líquida. O estado do Tocantins chegou 51,69% ultrapassando este limite.

A situação confortável da conta de pessoal mostra para as categorias profissionais ligadas ao governo estadual que há espaços para pressões e correções salarias substantivas.

A informação junto da histórica conquista dos garis da Prefeitura do Rio tende a ampliar as mobilizações e lutas por reajustes salariais dos servidores do executivo fluminense. A justificativa do caixa e dos limites constitucionais desta vez não funcionará. A conferir!

Um comentário:

Manoel Ribeiro disse...

Roberto, não podemos esquecer que o Estado do RJ tem uma grande parte da sua receita proveniente dos Royalties, que (teoricamente) não podem ser alocados para pagamento de FoPag. Pena que os investimentos que o Estado precisa (tal qual a nossa querida Campos) não são efetivamente realizados com o petroMoney.