quinta-feira, março 13, 2014

IBGE informa que aumentou o nº servidores estaduais sem vínculo e diminuiu os efetivos

A informação do IBGE consta da reportagem do Valor Online. Pelo que se vê a prática da terceirização continua avançando nas administrações estaduais. Provavelmente, o mesmo ocorre nas prefeituras:

Número de servidores estaduais cai 0,3% no 


país em 2013, mostra IBGE

Por Diogo Martins | Valor
RIO  -  O número de servidores estaduais caiu 0,3% em 2013, na comparação com 2012, totalizando 3,121 milhões de pessoas. É o que aponta a segunda edição da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
De acordo com o instituto, esse contingente equivale a 1,6% da população brasileira, estimada em 201 milhões de habitantes. 
Para os cálculos da Estadic, o IBGE leva em consideração pessoas ocupadas na administração direta – secretarias – e indiretas dos Estados - autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações que exercem atividades caracterizadas como de serviço público ou de interesse público, cuja criação é autorizada pelo executivo, neste caso, o estadual. 
Entre 2012 e 2013, o IBGE apurou redução de 17,1% entre os servidores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e queda de 1,7% na categoria dos servidores estatutários. 
Por outro lado, o levantamento do IBGE apontou aumento de 13,6% no conjunto de funcionários sem vínculo permanente, e de 10,7% e 9,9% no de estagiários e comissionados, respectivamente. 
Segundo o estudo, os maiores percentuais de servidores em relação à população das unidades da federação estavam em Distrito Federal (5,2%), Acre (4,7%), Amapá (4,2%), Tocantins (3,6%). A menor participação verificada foi na Bahia, com 0,8%.

Nenhum comentário: