sábado, fevereiro 28, 2015

Movimentação portuária no Brasil em 2014

A Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário) divulgou nessa semana, as estatísticas de 2014 da movimentação portuária no Brasil que cresceu 4,3%, em relação ao ano de 2013.

Em 2014, a movimentação portuária atingiu o volume de 970 milhões de toneladas de produtos. Desse total 77,3% foi para exportação e 22,7% para importação. Em que pese o resultado altamente positivo em relação à exportação quando comparado às importações, a primeira se dá em sua grande maioria em recursos minerais e do agronegócio e a importação em produtos industrializados.

Quanto ao tipo de navegação desta movimentação portuária, 79,3% foi para a de longo curso e 20,4% de navegação de cabotagem.

O sistema portuário brasileiro é divido entre portos organizados e Terminas de Uso Privado (TUP). Até a última mudança na legislação portuária alterada em 2013, os TUPs só podiam transportar suas cargas, agora, os terminais estão liberados para transportar qualquer carga.

Em 2014, os portos organizados lideraram, com 621 milhões de toneladas. Já os TUPs (Terminais de Uso Privado) responderam por 349 milhões/t de produtos transportados. A navegação de longo curso, que movimentou, ao todo, 714 milhões de toneladas, sendo 552 milhões em produtos exportados e 162 milhões em importações.

As principais mercadorias movimentadas em 2014 foram minério de ferro (36%), combustíveis (21%), óleos minerais (11%), contêineres (5%), soja (4%), bauxita (3%), milho (3%), fertilizantes e adubos. Na classificação por grupo de cargas transportadas no ano passado, tivemos 61% com granel sólido, 24% de granel líquido e 15% de carga geral.

Por tonelada transportada, a liderança ficou com os terminais de uso privado (TUP). Na liderança ficou o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, que movimentou 112,5 milhões de toneladas. Em segundo lugar, ficou o Terminal de Tubarão, com 109,8 milhões de toneladas e, em terceiro lugar, o Terminal Almirante Barroso, com 53 milhões de toneladas.

Entre os portos organizados, O Porto de Santos ficou na liderança com 27% de participação do total movimentado no conjunto dos portos organizados. Em segundo lugar, aparece o Porto de Itaguaí (RJ), com 18% do total, seguido de Paranaguá-PR (12%), Rio Grande-RS (6%) e Itaqui-MA (5%). Santos foi também o porto que mais movimentou contêineres (33 milhões de toneladas).

Veja abaixo um gráfico da Antaq com dados da movimentação portuária brasileira em 2014. Mais adiante o blog divulgará dados da movimentação portuária no estado do Rio de Janeiro.



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