segunda-feira, junho 02, 2014

Cresceu 4,6% a movimentação de cargas nos portos brasileiros no 1º trimestre de 2014

As informações são da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), enquanto os grifos no texto e na tabela da imagem abaixo são deste blog, com a função de chamar a atenção para as informações mais relevantes.

Como a maioria dos leitores sabem, o blogueiro tem tentado estudar e se aprofundar sobre tudo que cerca o setor portuário, não apenas no estado do Rio de Janeiro, mas de forma especial neste, por conta das novas territorialidades (não apenas a questão da área física, mas da dinâmica econômica, política e de poder, social, ambiental, etc.) que a implantação desta infraestrutura gera.

O blog entende que a divulgação de algumas desta informações, decorrentes da ampliação da importância deste setor portuário para a nossa região, pode ajudar a qualificar o debate, sobre as consequências deste processo, tanto para o lado positivo (bônus) quanto negativo (ônus), mesmo que um ou outro sejam diversos, conforme a posição de cada um.

Mesmo que a maior parte dos investimentos sejam privados, o setor público acaba sendo demandado para reduzir os impactos e tentar inserir a economia local na dinâmica econômica deste processo que cada vez dialoga menos com as cidades e a região e mais com a economia nacional e global.

Vamos então aos dados abaixo da movimentação portuária no Brasil no primeiro trimestre deste ano:

Os portos organizados e terminais de uso privado do país movimentaram 214,5 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre de 2014, representando um crescimento de 4,6% em relação ao 1º trimestre de 2013 e um incremento de 9,5 milhões de toneladas movimentadas.

Os portos organizados registraram crescimento de 11,4% (mais 8,1 milhões de toneladas) no período quando comparado com o 1º trimestre de 2013, enquanto os terminais de uso privado apresentaram crescimento de 1% em igual período (mais 1,3 milhão de toneladas).

Dez portos concentraram 85,6% da movimentação dos portos organizados. Os destaques foram os portos de Itaguaí (RJ), com um incremento de 4,5 milhões de toneladas; Suape (PE), que registrou crescimento de 1,3 milhão de toneladas, e Paranaguá (PR), com um incremento de 1,2 milhão de toneladas. O porto de Santos apresentou queda na movimentação de 810 mil toneladas no comparativo trimestral, representando uma redução percentual de 3,7%.

Os terminais de uso privado, por sua vez, movimentaram 135,1 milhões de toneladas de cargas no 1º trimestre de 2014, registrando crescimento de 1% frente a igual período de 2013. Dez terminais concentraram 72,2% das cargas movimentadas. As principais cargas movimentadas pelos TUPs foram: minério de ferro, combustíveis e óleos minerais, bauxita, soja e carvão mineral.

Entre os grupos de mercadoria, os maiores incrementos na comparação trimestral 2014/2013 foram na movimentação de minério de ferro (principal produto da pauta de exportações brasileiras, com 5,6 milhões de toneladas, crescimento de cerca de 8%); soja (com 3,7 milhões de toneladas, um incremento de 41,3%); e fertilizantes e adubos (1,2 milhão de toneladas, crescimento de 28,1%).

De acordo com os dados da Agência, a movimentação de soja apresentou crescimento de 41,3% em relação ao 1º trimestre de 2013, sendo que as exportações registraram um incremento de 50,4% (4,1 milhões de toneladas).

Entre os principais grupos de mercadorias movimentadas no 1º trimestre de 2014, as variações negativas no comparativo trimestral foram o milho (-38,6%), a bauxita (-11%) e o açúcar (-7,5%).

Considerando o tipo de navegação, a movimentação de cargas relacionada à navegação de longo curso foi responsável por 72,9% do total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias no 1º trimestre de 2014, seguida da cabotagem, com 23%, da navegação interior, com 3,3%, e os outros tipos de navegação (apoios portuário e marítimo), com 0,8%.

Abaixo a tabela comparativa entre a movimentação de carga dos principais portos organizados (públicos) e dos TUPs (Terminais de Uso Privado) do primeiro trimestre de 2013 e deste ano de 2014. Os grifos em vermelho são dos portos e terminais (TUP) instalados no litoral fluminense.

Todos os portos públicos do ERJ cresceram sua movimentação, no 1º trimestre de 2014, comparado ao mesmo período de 2013, com exceção do Porto do Forno, no município de Arraial do Cabo. Dos três TUPs do ERJ listados abaixo dois tiveram pequenas reduções nas cargas movimentadas. Confiram as duas tabelas:


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