sexta-feira, junho 20, 2014

Aliança Romário e Jandira com Lindbergh mexe com o quadro eleitoral no ERJ

O jornal O Dia traz a informação que pode mexer no complexo jogo da eleição no estado do Rio de Janeiro. Leiam a matéria replicada e, em seguida um breve comentário do blog:

Foto do Diretório Estadual do PT (PT-RJ)


"Lindberggh anuncia apoio do PT à candidatura de Romário ao Senado"
'Fizemos um gol de bicicleta nos últimos minutos', declarou o senador petista, anunciando a coligação entre os partidos"

Aurélio Gimenes

"O deputado federal Romário (PSB) será candidato ao Senado na chapa de seu partido com o PT. A coligação foi anunciada nesta sexta-feira, durante convenção do PT, realizada no Rio de Janeiro, e um dia após o deputado federal Miro teixeira (PROS) desistir de sua candidatura ao governo do Rio.

Miro articulava uma aliança com o PSB e anunciou sua renúncia, nesta quinta-feira, alegando a "falta de ambiente político" para a coligação entre os partidos. "Fizemos um gol de bicicleta nos últimos minutos", disse o senador, que irá com líderes petistas à sede do PSB, no Rio, integrar a convenção às 14h30. Romário também estará lá.

O apoio ao Romário dará um peso maior à campanha de Lindbergh no Rio, uma vez que o senador petista tem encontrado dificuldades para parcerias políticas no Estado. Lindberg virá candidato a governador na chapa, e Roberto Rocco (PV), como vice, conforme havia sido anunciado. Sobre a aliança partidária, o senador petista declarou que "é a recomposição das esquerdas no Estado".

Em rápida entrevista na sede do PT, nesta sexta-feira, Lindberg destacou a articulação feita entre os partidos, e acredita que a aliança terá efeitos políticos não só no Rio. "A aliança terá uma importância muito grande, até mesmo em outras partes do país. Nem Dilma e Lula participaram desse arranjo, com a desistência do Miro Teixeira à candidatura ao governo. Isso também vai mexer em outro lado, o PMDB no Rio", afirmou Lindbergh.

Apesar de defender o projeto das UPPs, Lindbergh voltou a criticar a política feita no Estado, afirmando ser um governo elitista: "Precisamos de mais distribuição social e uma distribuição social dos PMs na Baixada Fluminense. Não pode ter tantos PMs na Zona sul e quase nada na Baixada", disse o senador, que ex-prefeito de Nova Iguaçu."


Evidente que esta decisão mexe bastante com a eleição. Atrapalha bastante Pezão. Garotinho que tinha esperanças de se coligar com Romário também perde. 

A coligação abre espaço para Eduardo Campos no estado, mas, muito pouco. Na última pesquisa do Ibope no Rio os candidatos à Presidência tinham os seguintes números: Dilma 36%, Aécio 15%, Eduardo Campos 8%, Demais 7%. Nenhum 33%. Ou seja: Dilma 36% x 30% a soma dos demais candidatos somados.

Com um patamar destes e com a junção de Jandira com Romário este tem as eleições nas mãos. Isto potencializa a candidatura de Campos, mas, também ajuda a de Dilma e, de certa forma isola Aécio. 

O fato demonstra que embora faltem apenas dez dias para as convenções estaduais, outras mudanças podem acontecer. A conferir!

PS.: Atualizado às 18:44: Com a ampliação da aliança do candidato Lindbergh, agora entre PT, PV, PCdoB e PSB, deverá ter em torno de 5 minutos e meio no programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

O governador Pezão deverá ter entre 6 e meio a 7 minutos. Garotinho (PR e PTdoB), 1 munto e meio, quase o mesmo de César Maia. Maia se conseguir também no apagar das luzes das convenções convencer o PSDB a se coligar com ele terá cerca de 2 minutos e meio. Crivella, terá 1 minuto. Isto em números aproximados.

O fato mostra a importância que teve para o candidato do PT a aliança com o PSB. Interessante observar que os dois primeiros colocados hoje nas pesquisas Crivella e Garotinho são os que terão os menores tempos de rádio e televisão.

Nenhum comentário: