sexta-feira, agosto 29, 2014

Avanço do mar no Açu leva Câmara de SJB convocar a Prumo para reunião pública

A Câmara Municipal de São João da Barra vai promover no dia 03 de setembro, às 17h15, uma reunião pública a fim de esclarecer questionamentos do vereador Franquis Arêas se as obras do Porto estariam causando a erosão e o avanço do mar na praia do Açu. Franquis solicitou, por meio de requerimento aprovado em plenário na sessão do dia 05 de agosto, informações sobre o assunto a Prumo Logística Global, atual responsável pelas obras do empreendimento.

– Fui procurado pelo senhor Caio Cunha, da Prumo, que ligou para o meu celular e, posteriormente, enviou e-mail confirmando presença a essa reunião, que vai esclarecer dúvidas sobre a erosão do mar na praia do Açu. E, como sempre, esta Casa abre as portas para que a população possa dirimir dúvidas sobre o assunto – ressaltou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, salientando que a empresa se comprometeu a apresentar os estudos.

Segundo o vereador Franquis, que mora no Açu, o mar avançou muito e a praia já não tem mais orla, o que anda preocupando os moradores do 5º Distrito. “Não estou afirmando que esse avanço está sendo causado pelo porto, mas precisamos estar atentos e esta reunião será muito importante”, destacou Franquis.

Participarão do encontro, o representante da Prumo, Caio Cunha, e o coordenador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Paulo César Colonna Rosman. Também foi convidado, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Antônio Sá Machado.
Fonte: Site da Câmara de Vereadores de SJB.

Abaixo o blog posta foto da realidade do avanço do mar no balneário do Açu, ao lado do empreendimento. Há suspeitas de que o terminal 1 para dentro do mar e o quebra-mar do terminal 2 tenham mudado completamente a dinâmica costeira e contribua para o avanço do problema. 

Nas audiências públicas para licenciamento ambiental do estaleiro (UCN da OSX) e do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) foi informado que constava do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) o monitoramento e ações que pudessem impedir o problema que era previsível. Confira o assunto em postagem aqui no dia  25 de julho de 2014.

PS.: Atualizado às 18:38: A segunda foto abaixo é a republicação da postagem do dia 25 de julho. A seguir a parte do EIA/Rima que o assunto foi tratado e especificação do monitoramento que não se sabe se está sendo realizado. Sabe-se que o assunto do avanço do mar tem sido tema entre os técnicos que atuam na construção do píer do terminal 1 e do quebra-mar do terminal-2.




























Nenhum comentário: