sábado, agosto 02, 2014

Para quem ainda não entendeu o peso que o petróleo já tem e terá em nossa economia

Ainda produzimos praticamente o que consumimos, mas, dentro de seis anos, já estaremos exportando cerca de um terço de nossa produção.

Atualmente, as exportações de petróleo cru se devem a não conclusão das refinarias em construção, que se deve entre outros motivos, ao fato do país ter ficado trinta anos sem construir uma única refinaria.

Só no mês de julho, findo a dois dias, as exportações de petróleo bruto somaram US$ 2,6 bilhões (crescimento de 276%), segundo o diretor de estatística e apoio à exportação do Ministério do Desenvolvimento (Mdic), Roberto Dantas.

Assim, hoje, exportamos petróleo pesado produzido na Bacia de Campos e importamos petróleo leve para ser processado em nossa refinarias que estão trabalhando no seu limite, em torno  de 98% de suas capacidades. 

O interesse em ter refinaria para processar óleo pesado até que as nossas (de Pernambuco e a do Comperj em Itaboraí) ficassem prontas, é que acabou gerando a aquisição da refinaria de Passadena, nos EUA, que é motivo, hoje, de tantos questionamentos.

US$ 2,6 bilhões não é pouca coisa!

Nenhum comentário: