terça-feira, agosto 26, 2014

Ibope no Brasil e no Rio

Na eleição presidencial o Ibope identificou Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19%.

No Rio de Janeiro, Garotinho tem 28%, Pezão 18%; Crivella 16%, Lindberg 12% e Tarcisio do Psol 3%.

A disputa nacional agora tem mais tendência de se definir apenas no segundo turno, assim como acontecerá no Estado do Rio de Janeiro.

Mais tarde, às 22 horas teremos o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, onde a eleição se tornou mais embolada depois da morte de Eduardo Campos e a sua substituição por Marina, que até aqui não foi exposta às suas várias contradições.

Já Aécio com 10% a menos corre risco de ficar fora do segundo turno, assim como, pela primeira vez, a simulação de segundo turno Dilma perde para algum candidato e vê ameaças concretas de não se reeleger.

O risco para Dilma do surgimento da novidade Marina, tem como contrapartida a hipótese da não ida do PSDB e do comprometimento de seu projeto nacional.

Marina tirou 7% de Aécio, 4% de Dilma, e 8% dos que estavam indecisos ou pretendiam votar branco ou nulo. Assim, em relação aos 10% de Eduardo Campos, ela alcançou 29%.

No Rio, a polarização entre Garotinho e Pezão parece se firmar. Crivella mais uma vez não consegue se sustentar na frente. Lindbergh cresce pouco e parece atingido pela boa presença da candidatura também no campo à esquerda do Tarcisio do Psol, uma hipótese não considerada antes.
PS.: Atualizado às 20:24.

Ainda se tem 40 dias até a realização do primeiro turno. Além do prosseguimento da propaganda eleitoral que só começou, teremos pela frente mais debates e exposição dos candidatos.

Há uma sensação que o eleitor brasileiro tem cada vez mais deixado sua definição para os últimos dez dias de campanha. Aliás, esta deverá ter um peso importante, nas disputas mais acirradas. A conferir!

Nenhum comentário: