quarta-feira, agosto 06, 2014

"Novo Snowden" vazando dados de espionagem dos EUA

A paranoia americana parece estar apenas no início. Veja informação que saiu no início da noite de ontem e que o Valor Online republicou como mostramos abaixo. Pelo visto a tendência é a de que quanto mais bisbilhotam os outros com a desculpa de proteção ao terrorismo, mais aterrorizados ficam com os riscos de vazamento, por aqueles que não aceitam o rumo que se quer dar à civilização. Confiram:

Há um novo Snowden vazando dados sigilosos 


do governo dos EUA, diz CNN

WASHINGTON  -  Há um novo informante, dentro do governo federal americano, vazando informações sigilosas para a imprensa, segundo informou a rede de TV norte-americana CNN.
Pouco mais de um ano depois de Edward Snowden revelar a escala da espionagem da NSA (Agência Nacional de Segurança americana), na qual ele era prestador de serviços, o novo informante estaria por trás de uma reportagem da revista digital "The Intercept", criada pelo jornalista americano radicado no Brasil Glenn Greenwald, autor das primeiras reportagens sobre Snowden.
O material revelado pela "The Intercept" expõe o quanto cresceu a base de dados sobre terroristas no governo - cerca de 700 mil pessoas são consideradas suspeitas - e informa que muitos deles não estão conectados a nenhum grupo terrorista conhecido.
Os documentos agora revelados foram preparados pelo Centro Nacional de Contraterrorismo, que teria tentado "estragar" o impacto da descoberta da "Intercept" passando dados para a agência de notícias Associated Press - esta última já foi espionada e teve telefones em seu escritório de Washington grampeados pelo governo em 2012.
Como os documentos vazados são de agosto de 2013, quando Snowden já estava na Rússia aguardando asilo político, é possível que outros funcionários da inteligência americana tenham se inspirado no gesto do ex-prestador de serviços da NSA.

Nenhum comentário: