segunda-feira, agosto 18, 2014

Câmara de SJB discute transposição das águas do Rio Paraíba do Sul

Na próxima quarta-feira (dia 20), às 17h, a Câmara de Vereadores de São João da Barra debaterá em audiência pública o projeto de transposição de águas do Rio Paraíba do Sul para abastecer a cidade de São Paulo.

Os vereadores querem entender e destacar as possíveis consequências para o município, como o impacto na segurança hídrica nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. O legislativo sanjoanense convidou para o debate, o secretário de Planejamento, Sidney Salgado e os integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul (Comitê Baixo Paraíba do Sul).

Em release a Câmara de SJB divulga que os prejuízos principalmente a São João da Barra onde está a foz do rio será grande e que ela já vem sendo invadida pela “língua salina”, prejudicando a captação e obrigando a Cedae a usar água de poços artesianos.

O Rio Paraíba do Sul percorre cerca de 1.150 quilômetros da nascente até a foz e sua bacia hidrográfica abrange uma área de 62.074 quilômetros quadrados, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nenhum comentário: