sexta-feira, agosto 29, 2014

Datafolha dá empate entre Dilma e Marina com 34%. Aécio fica com 15%

A pesquisa feita ontem e hoje com 2.874 eleitores indicou ainda 7% de indecisos e mais 7% para intenções de votos brancos e nulos. Everaldo ficou com 2%. Na simulação de 2º turno segundo o instituto Marina chega a 50% e Dilma fica com 40%. Brancos, nulos e indecisos ficam com 10%. A margem de erro para mais e para menos é de 2%.

Sobre a avaliação do governo 35% consideram ótimo e bom, enquanto 39% consideram regular e 26% ruim ou péssimo. É estranho identificar que 1% a mais dos que consideram ótimo e bom e nenhum dos que consideram o governo regular não fique com Dilma. Enfim, são os números. divulgados. Na simulação do segundo turno entre Dilma e Aécio, os percentuais são: 48% x 40%.

A queda de Aécio é muito significativa. Ele tem menos intenção de votos (15%) do que a diferença (19%) para alcançar Marina e Dilma. Temos ainda 36 dias até a realização do primeiro turno.

O blog volta a sugerir a leitura de sua postagem aqui há dois dias atrás, cujo título foi:
"Elite econômica e midiática estão em dúvida sobre o melhor caminho para seus interesses".
A conferir!

PS.: Atualizado às 22:20: Pegando emprestado do blog "Eu Penso que..." do Ricardo André, temos aí outra observação importante para analisar a consistência da intenção de votos em Marina, considerando a intenções "espontâneas" de votos nos candidatos. Confira abaixo. É possível as duas coisas: ou a redução dos indecisos e da intenção  e votos brancos e nulos ainda não chegou a se consolidar na espontânea, ou ela indica uma possibilidade a retornar a esta condição, ou migrar para outras opções.

"A pesquisa espontânea, liderança é dos indecisos
Apesar da arrancada de 10 pontos de Marina Silva e sua possível vitória no segundo turno serem os fatos mais relevantes da pesquisa Datafolha divulgada agora há pouco chama atenção um detalhe: como o entrevistador pergunta em quem o eleitor votaria, a chamada pesquisa espontânea, sem mostrar o cartão com os nomes dos candidatos, 32% responderam não saber, 27% disseram Dilma Rousseff, 22% Marina Silva 10% Aécio Neves, outras respostas 3% e em branco/nulo 3%.
Para os especialistas esse tipo de pesquisa reflete com mais clareza a realidade porque quando o eleitor entra na cabine de votação não tem uma lista com os nomes dos candidatos e sim tem que digitar o número do seu escolhido."

8 comentários:

Anônimo disse...

Em todas as pesquisas a Dilma aparece com cerca de 34%.
Esse é o efeito do clientelismo transclassista que o PT prática, principalmente com o Bolsa Família. Mas pelo andar da carruagem, não vai ter compra de votos que dê jeito. Vai dar Marina mesmo. Deus escreve certo por linhas tortas.
Precisou o Eduardo Campos morrer para que o povo brasileiro acordasse, pois estava caminhando para um chavismo tupiniquiim


Roberto Moraes disse...

Com este raciocínio acaba voltando um século proibindo o voto das classes sociais mais baixas.

Este é o voto oposicionista. O de quem se considera melhor que os outros e daqueles que viveram pendurados durante todos os séculos nos governos e agora reclamam de se querer reduzir desigualdades, estimular ascensão social, ou seja tentando fazer o nosso "estado de bem-estar-social".

Controlar um governante fraco é o mesmo artifício de sempre.

O debate é bom. Vamos ver como a agora favorita Marina vai se sair.

Anônimo disse...

A grande mídia está em polvorosa com a ascensão da Marina. Estão percebendo que o Aecio não tem mais chance alguma.
Vai ser Dilma ou Marina.

Roberto Moraes disse...

Sobre posição da mídia veja o que escrevemos na quarta neste blog:

quarta-feira, agosto 27, 2014

Elite econômica e midiática estão em dúvida sobre o melhor caminho para seus interesses

Está sendo decidido hoje e manhã o sentido que estes grupos que se integram (e atuam de forma coordenada) agirão de agora até o primeiro turno.

Não é difícil de entender a lógica. Eles preferem Aécio. Comemoraram e trabalharam pela entrada de Marina, sem nenhum pudor com o período de velório, pela confirmação de sua entrada.

Entenderam que assim o segundo turno estava garantido, mesmo que com risco de Marina disputar com Aécio. Voltaram a confirmar interesse na vitória do Aécio.

Consideraram que a "espuma" pró-Marina poderia ser "decantada". Ajudariam com questionamentos sobre as contradições de sua candidatura. A cada dia, ou hora, se descobre mais uma.

Porém, diante da avalanche de fatos, só agora estão se dando conta que com a hipótese do segundo turno quase que garantida, a lógica dos dois turnos é um pouco mais complexa.

Quem vai para o segundo turno começa a ganhá-lo ou perder já no primeiro turno.

Assim, a desconstrução que já tinham começado a fazer das contradições de Marina, podem tirar a chance que a simulação do 2º turno, feita pelo Ibope, hoje lhe dá sobre Dilma.

Oh, dúvida cruel!

Desta forma, já há diversos deles dizendo que contra Dilma e o PT vale tudo e é melhor embarcar desde já na "onda" Marina, do que correr o risco que precisa ser combinado com o povo.

A avaliação do governo melhora a cada semana com os programas eleitorais. Hoje só 27% consideram o governo ruim ou péssimo. Assim, se sabe que a disputa no segundo turno não será simples, mesmo que eles fiquem desde já com Marina.

Da parte de Marina, ela faz de todas as formas possíveis cooptações a quadros do PSDB e desta elite, próxima de sua amiga banqueira, dona do Itaú e da Globo, as sinalizações e ofertas de que agora é a vez dela e que sua "Carta aos Brasileiros" já é conhecida.

Falta combinar com Aécio e outros tucanos. A decisão de deixar o caminho aberto para Marina liquida o PSDB como partido com projeto nacional. Depois de doze anos fora do poder e de um eventual segundo turno seria definitivo, em que pese a conquistas de alguns governos estaduais.

O contraponto a isto é a oferta de Marina que uma reconstrução partidária é mesmo necessária e que ela seria este "novo" caminho.

Conhecendo os movimentos da mídia e sua participação no jogo, mostrando definitivamente sua "falsa imparcialidade" não se pode ter dúvida do que virá. O medo da regulação e das cobranças dos impostos é definitiva.

Resta saber a parte da elite econômica que não os banqueiros, mas os industriais, os construtores os grandes da área de serviços como enxergam os riscos de todo este processo considerando o avanço (não sem problemas) que o país vem vivenciando a despeito da crise internacional.

Vale ainda observar que o povão e parte da juventude (dividia praticamente meio a meio entre Dilma e Marina) enxergarão e refletirão sobre o futuro. Aí estará decidida a eleição, mesmo que as elites caminhem em outra direção.

Enxergar com clareza este momento é tomar um banho de Brasil, para além dos livros e daquilo que a mídia e seus colunistas pensam que é o nosso Brasil.

Anônimo disse...

É a mesma cantilena de sempre? Para de chorar!

Anônimo disse...

Eu tinha vontade de ser uma formiguinha para ver sua reação quando sentado na poltrona, assistindo o telejornal da velha mídia, Dilma e garotinho e mais toda trupe fazendo campanha juntos no restaurante popular no Rio! Será que soltou um PQP bem alto? Ou, "meu Deus" a que ponto chegamos (baixinho para ninguém ouvir)?
Eu tive vontade de quebrar a televisão, só não quebrei pq é muito cara e meu salário está corroído pela inflação!

Anônimo disse...

Será uma vergonha a Dilma perder essa eleição mesmo comprando mais de 20 milhões de votos com o Bolsa Família.
Na verdade o PT só tem um discurso pronto contra o PSDB: que vai privatizada a Petrobras, que é a elite branca etc etc etc.
Mas contra a Marina ainda não tem discurso pronto

Anônimo disse...

O erro do populismo, seria Q
querer governar, para um grupo só.

O governo sobrevive dos impostos de todos os brasileiros.
Mas os populistas, demonstram e realmente governam em função de uma classe só. Mas, mete a mão no bolso, de todos nós, abocanhando 40 % do que ganhamos. E praticamente nada nos dá em forma sistema de saúde e educação, porque os serviços público de saúde e educação, são ridículos, ou, não existem.

Por esse motivo, a revolta das outras classes e a queda de Dilma.