sexta-feira, agosto 29, 2014

Campos tem 480 mil habitantes em 2014, segundo o IBGE

Ontem, o IBGE divulgou a estimativa de população dos estados e municípios brasileiros. Campos dos Goytacazes é a 22ª maior população entre os municípios brasileiros exceto as capitais com 480.648 habitantes. Entre os municípios fluminenses Campos dos Goytacazes é a 6ª maior população. Em sua frente pela ordem estão o Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.

Ao contrário do que normalmente se diz, não há grande vantagem em ter maior população. É verdade o contrário, de que municípios com grande dinâmica econômica tende a atrair mais população, até pelas oportunidades de emprego.

Porém, quando isto não é acontece maior população significa maiores demandas de equipamentos públicos especialmente saúde e educação que estão ligados diretamente ao tamanho da população, enquanto a infraestrutura urbana e de mobilidade tende a estar mais ligada à área total do município e à sua distribuição espacial.

Para ver a população de 2014 estimada pelo IBGE para outros municípios clique aqui.

PS.: Atualizado às 14:02: Para o IBGE as acidades entre 100 mil e 500 mil habitantes são de porte médio. Estes municípios foram os que mais cresceram no país com alta de 1,12% ao ano contra a média de 0,86%. Segundo a análise do IBGE estes municípios "em geral são importantes centros regionais nos estados, ou integram regiões metropolitanas do país, e se configuram como áreas de atratividade migratória. Isto é uma evidência de que o dinamismo populacional do Brasil está seguindo novas rotas, particularmente rumo ao interior do país e se manifestando nos municípios de porte médio".

Ainda assim, as três maiores regiões metropolitanas do país concentram 21% da população brasileira com cerca de 38 milhões de brasileiros (São Paulo com 20,9 milhões, Rio com 11,9 milhões e Belo Horizonte com 5,7 milhões).

O conceito de região metropolitana tem sido elástico e usado arbitrariamente pelas assembleias legislativas, com finalidades e interesses diversos. Vale observar o crescimento populacional da região metropolitana fluminense.

Nenhum comentário: