terça-feira, agosto 05, 2014

Com transferência de 10,44% do capital da Prumo para fundo Mubadala, Eike deixa de ter participação no Porto do Açu

A informação é de agora da manhã do Valor Online. Com esta decisão do empresário Eike que está relacionada à negociação de outra de suas empresas ao fundo de investimento de Abu Dhabi, o Mubadala, Eike deixa de ter qualquer participação no empreendimento do Porto do Açu que passa a assim a ser controlado totalmente pelos dois fundos de investimentos, o americano EIG e o árabe, Mubadala.

Recordando, com a crise de todas as empresas do grupo que estourou no final de 2012 e teve seu ápice em 2013, a partir da empresa de óleo e gás, a OGX, o empreendimento do Açu, tocado pela empresa de logística LLX, tece seu controle transferido para o fundo americano EIG, mediante um aporte de recursos da ordem de US$ 1,3 bi.

Através de outros instrumentos próprios do mercado financeiro, o empresário Eike Batista ficou com apenas 10,44% desta empresa. É exatamente esta parte que agora ele transfere para o fundo árabe Mubadala. Este fundo ainda na boa fase do grupo EBX, no final de 2011, entrou com US$ 2 bilhões para ter 6,3% das ações da holding.

A consequência de tudo isto é que hoje o Porto do Açu é controlado, não apenas majoritariamente, mas totalmente por fundos (bancos) de investimentos estrangeiros.
Foto do arquivo do blog feita em trabalho de campo no Açuem 03-08-2014.
A imagem mostra os galpões da UCN da OSX com montagens interrompidas

No Açu, o empresário ainda possui direito sobre o estaleiro da OSX que está com a sua construção paralisada desde a crise do ano passado. O blog já divulgou aqui que está em curso negociações para que a Prumo Logística Global S.A. (ex-LLX) assuma o término da montagem do básico da Unidade de Construção Naval (UCN) instalada junto ao terminal 2 do Porto do Açu, em área alugada da LLX (atual Prumo).

O objetivo seria o de evitar a perda do que lá foi investido e que está parado, para em seguida negociar estas instalações para alguma empresa com tradição e projetos em indústria naval, aproveitando o boom de demandas geradas por embarcações necessárias para o setor offshore de petróleo.

Abaixo a matéria do Valor Online:


Eike Batista transfere à Mubadala 10,44% do 


capital da Prumo Logística

Por Daniela Meibak | Valor
SÃO PAULO  -  O empresário Eike Batista, no contexto de reestruturação do investimento da Mubadala Develompment Company, assinou contratos vinculantes em que se compromete à transferir 10,44% do capital da Prumo Logística para o fundo soberano de Abu Dhabi.
A participação corresponde a 185,6 milhões de ações ordinárias. A transferência está sujeita ao cumprimento de condições precedentes e está prevista para ocorrer neste terceiro trimestre de 2014.
Ontem, a mineradora MMX havia informado que Eike Batista vai transferir 10,52% do capital total da companhia para o fundo Mubadala como parte da reestruturação do investimento do fundo árabe no grupo EBX. Com a transferência, Eike deve perder controle absoluto da companhia, com redução de sua participação de 59,3% para pouco menos de 49%.

PS.: Atualizado às 01:12 de 06/08/2014: Ainda sobre as negociações entre Eike e o fundo Mubadala: Eike não conseguiu remunerar o empréstimo que havia obtido com o fundo em 2012. Isto é que teria ocasionado a transferência informada nesta terça (05/08) para o fundo Mubadala de 10,44% do Porto de Açu controlado pela Prumo Logística S.A. agora. Segundo analistas, ainda restariam outros 10,5%, de um total de 21% que também está acordado para ser repassado mais adiante.

Nenhum comentário: