sábado, abril 25, 2015

Prá China ou chineses aqui?

Nesta sexta o blog recebeu a informação sobre a desmobilização final do efetivo do Consórcio Integra no Açu. O consórcio é constituído pelas empresas OSX e Mendes Junior, instalada junto ao terminal 2 do Porto do Açu, onde monta módulos para as plataformas P-67 e P-70.

A informação era de que os trabalhadores estariam desmontando todos os andaimes que usavam para o trabalho no módulo. Há algum tempo, o super guindaste Mammoet que estava sendo montado a partir de encomenda da OSX, como parte de sua atuação no consórcio, foi também desmontado e, segundo informações devolvido à empresa coreana que o teria alugado.

Assim, ontem, a informação que circulava era que o restante da montagem dos módulos e de integração da plataforma seria feito na China.

Pois bem, ao longo também dessa sexta-feira, o blog Radar Online do jornalista Lauro Jardim, deu a seguinte nota:

"Chineses no Açu"

"Depois de financiar a Petrobras em troca do fornecimento de equipamentos, os chineses buscam no Brasil oportunidades de faturar com as crises. Há algumas semanas, executivos da ZPMC, uma das maiores fabricantes de guindastes da China, estiveram no porto do Açu para visitar as instalações da OSX, o estaleiro de Eike Batista que está em recuperação judicial.

No local, a empresa X e a Mendes Júnior estavam construindo duas plataformas para a Petrobras. Mas o consórcio formado pelas duas, o Integra, vai de mal a pior. A ideia agora é passar o pepino adiante.
"

Como se vê a nota é meio truncada, mas, permite que liguemos um fato a outro. Resta saber se vai para a China ou se os chineses vêm para o Açu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos chineses! A grande China precisa de emprego. Nós não.

Roberto Moraes disse...

Bom então era na época de FHC em que todas, repito todas as plataformas eram feitas nos estaleiros da Cingapura, Canadá e na Coreia. Nenhuma no Brasil.

Ruim que algumas hoje tenham que ir para a China, se for o caso, diante dos problemas das empreiteiras.

Anônimo disse...

Que bom, quando vc, percebe, que não é só americano capitalista, que está interessado, nas possibilidades de lucros no Brasil, até a fechada China, ditatorial, quer morder um naco, de nossa riqueza.
Enfim, quem tem o capital,arrisca seu dinheiro, e, quer lucrar. Ninguém quer perder suas economias.
O país, que não aceita investimento externo, sempre estará condenado ao atraso, sendo certo, que quem sofrerá essas será sua sociedade, que terá empregos desqualificados, por isso com salários irrisórios, favorecendo com isso a má distribuição de renda,consequentemente, com a existência de milhões de miseráveis e pobres, na população, como acontece nos dias de hoje, no nosso Brasil.

Anônimo disse...

Não.
Na era FFHH não era bom. O sociólogo mulatinho vendeu o Brasil e o faria de novo se oportunidade tivesse. O professor Theotônio sabe disso. Pergunte pra ele.

Mas, ver empregos migrando para a Ásia,sob nossa demanda, ainda que lá as plataformas e navios sejam três vezes mais baratos que os nossos e cumpram o cronograma de entrega, (coisa rara nos estaleiros nacionais) não me agrada.

Prefiro um estaleiro nacional que um coreano. Um empresário nacional a um americano. Um FPSO caro e feito em Niterói, Santa Catarina ou no Açu do que um feito em Jiangsu ou Seul. Prefiro um fanfarrão como Eike do que fundos de pensão americanos, canadenses ou do oriente médio. Em todos estes casos, temos que nos depurar, evoluir, amadurecer. Somos muito incompetentes, perdulários e corrompíveis. Mas somos nós. Brasileiros...

Eliminar a roubalheira nacional não significa dar tudo para os estrangeiros. É isso que eles querem.