segunda-feira, julho 15, 2013

Estimativas de PIB das principais economias do mundo

A previsão é do FMI e aponta para desaceleração global. Os EUA aumento do PIB de apenas 1,7%; Alemanha 0,3% Reino Unido 0,9% Japão, 2,0%; Zona do Euro, França Itália e Espanha negativos. Já os Brics, o maior percentual de aumento do PIB é novamente da China com 7,8%, Rússia igual ao Brasil com 2,5% e Índia com 5,6 %. Resta saber sobre a evolução sobre as desigualdades:



3 comentários:

douglas da mata disse...

Pois é, caro Roberto.

Lendo estes dados, dá vontade de vomitar quando assistimos o "carnaval de manipulações" da mídia corporativa.

Ora, os EEUU estão somando índices relacionados a desempenhos desastrosos e a mesma lógica se aplica a Europa. Ou seja, quem vem do buraco, qualquer movimento para cima é notável.

Já o mundo emergente, a lógica é totalmente diferente, e mais:

Como comparar um país como a Índia, ou Rússia, com toda instabilidade das instituições democráticas, guerras étnicas e fragilidade do Estado de Direito, ou a China, onde o governo determina, unilateralmente, o câmbio, decide e impõe o que, quando, e como vão ser os ciclos produtivos, sem quaisquer interferência ou debate?

Se a imprensa nacional desaparecesse, por encanto, não sentiríamos a menor falta, com raras e honrosas exceções.

Um abraço

Roberto Moraes disse...

Observou que a fonte é o FMI?

douglas da mata disse...

Observei.

E o principal é que a economia, como ciência HUMANA, e não exata, não pode ser "levada ao pé da letra", como querem empulhar os mercadófilos.

Em nome dos interesses de sempre, apresentam estas projeções como dogmas, e claro, como tentativa de construir cenários auto-realizáveis, sem nenhuma chance de colaborarem com a construção de um debate responsável, ainda que permeado por preferências ideológicas, afinal, nenhum discurso é neutro.