domingo, julho 14, 2013

O "novo" Maracanã

Abaixo o blog pegou emprestado no blog "Olho da rua" a explicação sobre como ficou o Maracanã. Ela expressa o sentimento que já havíamos tratado neste espaço, quando em dezembro do ano passado postamos aqui que "Os camarotes do Maracanã agridem!

Pois eu confesso, depois de tudo isto e ainda antes da Copa das Confederações, eu passei a ter resistências ao futebol que deixou de ser integrador e passou a ser mais uma atividade humana que produz e reproduz a exclusão social. Só querem o pobre perto para a cozinha, limpeza de casa e para produzir a baixo custo chegando de longe nos ônibus e trens superlotados.

"A geral do Maracanã era uma extensão direta da rua – o que se exacerba no Rio, onde a rua ainda é a alma da cidade, onde a vida de bairro de calçadas cheias de gente ainda resiste, e não em pequenos bolsões acuados, mas em toda a cidade (com a óbvia exceção da comarca da Barra da Tijuca). A rua, ao entrar no estádio, fazia deste uma parte da cidade parecida com a praia ou a praça em dias de festa.

O novo Maracanã entra no time do shopping center, da via expressa e do condomínio fechado – é o urbano que despreza a rua e aquilo que ela representa: o encontro, a vivência com o outro, com formas distintas de liberdade. Juiz ladrão: deu cartão vermelho para a rua e carregou o estádio para dentro de um shopping na Barra."

Nenhum comentário: