terça-feira, setembro 24, 2013

Plano Estadual de Recursos Hídricos

Visando a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro será realizada amanhã (25/9), entre 9h30 e 17h uma audiência no auditório da Cedae, no centro do Rio.

O evento é coordenado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e tem como objetivo orientar as políticas públicas para o uso sustentável da água no estado. 

Segundo os organizadores, o plano tem como principal diretriz a conservação e captação sustentada das fontes de abastecimento de água no Estado.

Na parte da manhã da próxima quarta-feira (25-09) está prevista a apresentação de um amplo diagnóstico da disponibilidade de água em todo o estado. 

Na parte da tarde haverá plenária para a discussão de propostas. A última audiência desta primeira rodada de consultas está marcada para o dia 27 de setembro.

Todo o material para consultas está disponível aqui no site no site do Laboratório de Hidrologia da UFRJ.

Há no link diversos estudos de diagnóstico sobre situações de emergência de captação de água entre outros que merecem ser analisados.

A nossa região da foz do Rio Paraíba do Sul deve estar atenta ao plano estadual, tendo em vista os problemas que temos identificado com recorrência nesta época de seca.

Abaixo o mapa da precipitação anual e as bacias hidrográficas do ERJ:


























PS.: Atualizado às 14:26: Para corrigir título.

PS.: Atualizado às 10:24 de 25/09/2013: Trazendo para cá a informação postada em comentário de um leitor-colaborador: "Acho importante destacar que no dia 27, ùltimo dia de reunião sobre o PERHI, esta acontecerá aqui em Campos, no Auditório do Hospital veterinário da UENF."

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. Acho importante destacar que no dia 27, ùltimo dia de reunião sobre o PERHI, esta acontecerá aqui em Campos, no Auditório do Hospital veterinário da UENF.