segunda-feira, setembro 28, 2015

"A mídia e o ovo da serpente"

O debate do cartaz abaixo é em São Paulo, mas o que interessa é o seu conteúdo. Por ele é que decidi por esta postagem. O convite diz:

"A crise política e econômica brasileira e o papel da mídia no avanço do conservadorismo serão temas de debate no dia 28 de setembro, em São Paulo. A discussão contará com as presenças de Roberto Amaral (dirigente do PSB), Tarso Genro (ex-governador do Rio Grande do Sul)e Luciana Santos (deputada federal e presidente do PCdoB). A atividade, que tem apoio do Fórum 21, acontece às 19h, na sede do Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 - próximo ao metrô República)".

O evento marcará o lançamento do livro "A serpente sem casca - Da 'crise' à Frente Popular" (Ed. Altadena) uma coleção de artigos produzidos por Roberto Amaral sobre o fervilhante quadro político nacional, mais precisamente a partir de outubro de 2014. Segundo o Centro de Estudos Barão de Itararé, o organizador do debate, Roberto Amaral defende que os meios de comunicação são responsáveis por amplificar o sentido da crise e catalisar o crescimento do conservadorismo no país.

A mídia comercial age como se fosse partido político querendo substituir a sociedade. Ao agir desta forma, atendendo aos interesses comerciais e econômicos é evidente que ela se distancia da neutralidade que apregoa, assim como joga por terra o discurso da democracia, utilizada apenas como forma de impedir as regulações que interessariam à sociedade. 




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