quinta-feira, julho 17, 2014

Produção de petróleo por estado

Os dados são os mais recentes divulgados pelo Boletim da Agência nacional de Petróleo (ANP) referente ao mês de maio de 2014. Observem que relativamente (em termos %) a produção fluminense, mesmo que não tenha se reduzido em termos absolutos, com o aumento da produção total nacional, o nosso estado que já chegou a 80% da produção brasileira, agora em maio, foi de penas 67% com 45 campos produtores.

O estado do Espírito Santo segue em segundo lugar na frente de São Paulo e do Rio Grande do Norte. Apesar disto, com a instalação do Comperj em Itaboraí que agrega novas possibilidades e arrecadação de imposto, além da produção de embarcações e plataformas pela indústria naval fluminense, e também da ampliação das bases e sistemas portuários de apoio à exploração offshore, a economia fluminense segue cada vez mais atrelada e dependente da economia do petróleo.

É ainda oportuno recordar que a produção no estado do Rio de Janeiro envolve não apenas a Bacia de Campos, mas também parte da Bacia de Santos que se localiza do litoral de Maricáaté o limite sul fluminense. Confira os dados da ANP:


2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, está circulando nas redes sociais, a informação de que a gasolina da Petrobrás é vendida mais barata na Argentina do que no Brasil. Diz a informação ainda, que em nosso país vizinho ela não é misturada e por isso de melhor qualidade do que aquela que é vendida aqui. O que tem de verdade nisso, professor?

Anônimo disse...

Você não sabe ou não quer responder?