segunda-feira, julho 28, 2014

ANP autoriza a construção de 7 Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN) no Comperj

A ANP autorizou na semana que passou a construção das sete unidades que farão parte da UPGN do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) que está sendo instalado pela Petrobras no município de Itaboraí, RJ.

A UPGN terá capacidade de processamento de 14 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/d), conforme publicação no Diário Oficial da União. O polo de processamento vai tratar o gás natural associado à produção do pré-sal da Bacia de Santos, que será transportado até o Comperj pelo gasoduto Rota 3.
Mapa de localização do Comperj

As unidades que receberam a aprovação são: Unidade de Processamento de Gás Natural I (U-1231), com capacidade de 7,0 milhões m³/d, Unidade de Processamento de Gás Natural II (U-21231), com capacidade de 7,0 milhões m³/d, Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural I (U-1237), com capacidade de 4.000 m³/d, Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural II (U-21237), com capacidade de 4.000 m³/d, Unidade de Tratamento de Gás Natural I (U-2323), com capacidade de 7,0 milhões m³/d, Unidade de Tratamento de Gás Natural II (U-22323 ), com capacidade de 7,0 milhões m³/d, e Unidade de Tratamento Cáustico de GLP (U-2321), com capacidade de 8.196 m³/d.

Além disso, a ANP também autorizou a construção dos sistemas auxiliares e interligações com os demais sistemas existentes, bem como dois coletores de condensado, cinco esferas de armazenagem de GLP, com 3.180 m³ de capacidade nominal, sistema de armazenagem de fluido refrigerante, estações de carregamento rodoviário de GLP e C5+, e dois tanques de armazenagem de C5+, com 2.561 m³ de capacidade nominal.
Fonte: PetroNotícias e.arquivos do blog.


Mapa com detalhes das linhas (dutos) de gás dos campos do pré-sal para Unidade em Caraguatatuba-SP (Rota-1), Comperj, em Itaboraí, RJ (Rota 3) e Macaé, base da Bacia de Campos, no Norte Fluminense (Rota-2).



Esquema técnico geral entre extração, compressão e transporte de gás até as Unidades de Processamento em terra.
































Nenhum comentário: